Os movimentos sociais no Brasil ante da a crise, (Sem vírgula) só serviram de massa de manobra para políticos e empresários corruptos, e uma imprensa tendenciosa (O quê? A ideia não está clara) . O povo se mobilizou para pedir um basta na corrupção que é de longe a pior praga (Por quê? Comece a evidenciar essa ideia já na introdução e estenda a discussão nos parágrafos de desenvolvimento) deste país. Inocentemente a população foi manuseada, usada e depois descartada (Como assim? Explique melhor essa ideia). Acreditando que derrubaram um presidente (Vírgula) alguns nem sonhavam que o sonho iria se tornar um grande pesadelo sem fim.
A presidente Dilma cometeu erros? Ou foram os políticos corruptos do mal que provocaram toda crise politica, ética e moral da historia desonrosa que nos impuseram a escrever, assistir e viver? (Evite esse tipo de construção no texto) É, cuidado com o que você pensa que você pode conseguir. Demonizaram um partido politico e alguns políticos também. Queriam que o PT pagasse a conta sozinho! Foi ódio, ofensas, preconceito contra os Nordestinos. Foi muito pavoroso jogaram a nação na mais podre lama. E toda aquela emersão rumo ao desenvolvimento parou.
A vergonha foi a herança maior que todo esse movimento deixou. Se valeu a pana pena só o tempo pode dizer. Há 20 milhões de desempregados , verbas para bem servir a população carente congeladas por 20 anos. Tudo caro, reformas que retiram direitos adquiridos com muita luta (Quais direitos?). E o pior, (Dois pontos) correr o risco de trabalhar até morrer e sem se aposentar. E ai a intensão do povo era essa? Era isso que todos queriam tirar um governo problemático (Por que esse governo pode ser considerado ccomo problemático?) e colocar um destrutivo no lugar? Os movimentos sócias podem mudar o mundo. A união faz a força e a vitória.
É ter projeto, empenho, proposito e coragem de saber o que se quer e como se quer. É entender mais os direitos e lutar por eles. Vivemos em um sistema de governo onde o povo é soberano. Escolhemos candidatos para nos representar e não para representar a si próprio. Chegou a hora dos brasileiros acordar e mostrar que agora é tolerância zero com a corrupção. Limpar o parlamento e cobrar de todos o dever do trabalho digno e bem feito. Porque do jeito que estar está não pode mais continuar, políticos que não respeitam o povo não merece respeito (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Cada povo tem o governo que merece! É necessário que sejamos exemplos!(Como assim?) Basta querer, acreditar e lutar juntos.
Comentários do corretor
"Lado a lado".
Não há tese.
O texto apresenta muitos argumentos que estão presentes no senso comum como, por exemplo, a ideia de que "Cada povo tem o Governo que merece!". Evite esse tipo de construção no texto dissertativo-argumentativo. Apresente outros movimentos que aconteceram no país, por exemplo, para construir argumentos que possam dialogar com o tema proposto.
Apresente uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |