A crise política é algo inevitável a todas as sociedades (Vírgula) em qualquer época e (Vírgula) em muitos os casos (Vírgula) o movimento popular é de extrema importância, pois auxilia a busca dos direitos dessas sociedades.
Um exemplo, da força dos movimentos sociais, foi a Revolução Francesa em 1789 que buscava os direitos de cidadania em meio a um governo autoritário. As revoltas foram tantas que o rei da época não conseguiu as controlar e deixou o trono, iniciando assim as primeiras sociedades com direitos de cidadania.
No Brasil, momentos autoritários governamentais também ocorreram como a Ditadura Militar de 1964. Nessa época a livre expressão era barrada, porém muitos foram os que tentaram e depois de um longo processo a população em alta voz se reuniu e lutou pelos seus direitos, fazendo assim os militares cederem.
Esses são exemplos de como a mobilização social é importante, ela muda e transforma muitas sociedades e no Brasil não foi diferente, e não será. Com esses movimentos pela voz da população, a crise política no Brasil pode ser aliviada impedindo danos futuros, pois como dizem alguns: "Juntos somos fortes".
Comentários do corretor
"A mobilização".
Discuta mais o tema no parágrafo de introdução.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias que serão apresentadas.
Elabore a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |