A Mobilização - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 06/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A crise política é algo inevitável a todas as sociedades (Vírgula) em qualquer época e (Vírgula) em muitos os casos (Vírgula) o movimento popular é de extrema importância, pois auxilia a busca dos direitos dessas sociedades.

Um exemplo, da força dos movimentos sociais, foi a Revolução Francesa em 1789 que buscava os direitos de cidadania em meio a um governo autoritário. As revoltas foram tantas que o rei da época não conseguiu as controlar e deixou o trono, iniciando assim as primeiras sociedades com direitos de cidadania.

No Brasil, momentos autoritários governamentais também ocorreram como a Ditadura Militar de 1964. Nessa época a livre expressão era barrada, porém muitos foram os que tentaram e depois de um longo processo a população em alta voz se reuniu e lutou pelos seus direitos, fazendo assim os militares cederem.

Esses são exemplos de como a mobilização social é importante, ela muda e transforma muitas sociedades e no Brasil não foi diferente, e não será. Com esses movimentos pela voz da população, a crise política no Brasil pode ser aliviada impedindo danos futuros, pois como dizem alguns: "Juntos somos fortes".

Comentários do corretor


"A  mobilização".

Discuta mais o tema no parágrafo de introdução.

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias que serão apresentadas.

Elabore a proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200