Ficha Limpa - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 06/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Movimento social é de fundamental importância para que ocorram mudanças significativas para toda a sociedade. Ele É a mola impulsora para o triunfo das conquistas que se almejam. Só a união do povo pode mudar um sistema, uma causa, um país e até o mundo. É impressionante como a força faz o impossível, basta querer, acreditar e resistir (Evite esse tipo de construção no texto).

A crise política no Brasil começou em 2013, (Ponto final) A presidente Dilma concedeu um aumento de 20 centavos no transporte público então, logo, incentivado pela mídia tendenciosa e políticos inescrupulosos começou uma onda de protestos desordenadamente, e tudo e todos era motivo para protestar e acaba com o fluxo normal das cidades, causando muito transtornos, desordem, vandalismo, violência e houve até mortes (Tente reformular este período, visto que está muito longo e por apresentar problemas na contrução de sentido).

E o movimento cresceu, teleguiados pela mídia televisiva e cruel, (Sem vírgula) que se juntou com a Fiesp e políticos sujos derrubaram a presidente Dilma acusada de pedalar. Depois que ela foi deposta colocaram o Michel Temer no lugar, e foi um escândalo por dia! (Tipo de construção que evoca a estrutura de um texto narrativo) O movimento social ajudou a derrubar um presidente, mas, (Sem vírgula) não colocou um melhor no lugar. Nada do que o povo queria (O que o povo queria? Evidencie no texto) aconteceu, tudo só piorou toda mudança que esse presidente quer fazer só piora a vida dos mais pobres. Esses movimentos sociais que aconteceram no Brasil, antes e depois do golpe (Vírgula) só serviram para perpetuar os corruptos no poder.

A mudança tem que vir do povo e para o povo, toda soberania da democracia pertence ao povo. Tudo o que aconteceu na política brasileira que sirva de lição para todos. Os políticos brasileiros que estão aprovando essas reformas contra os trabalhadores devem ser banidos da vida publica junto com os corruptos, que, por causa deles estamos mergulhados no caos, da incerteza, incapacidade e desesperança. Só o voto poderá mudar tudo isso, entes antes de votar em 2018 puxe a ficha corrida de seu candidato. Que sejamos a mudança que queremos ver. O movimento social mais importante que o povo brasileiro terá que fazer daqui para frente é o da limpeza política. (Vírgula) já que eles não querem fazer a reforma política, a nação faz por eles com coragem, ética, honestidade e responsabilidade de realmente construir um futuro melhor para todo.
 

Comentários do corretor


"Ficha limpa".

O texto não apresenta tese. Além disso, o texto está repleto de percepções do senso comum. Logo, faz-se neceessário à busca por informações acerca do tema, pois isso auxiliará no desenvolvimento da argumentação, visto que a que fora apresentada é confusa. Ademais, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e apresente uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200