- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 05/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Existiu nos anos 60 um movimento pelos direitos civis nos Estados unidos da América, muito impactante no mundo todo, (Problema na construçãa de sentido) seu principal articulador foi um pastor que se tornou político chamado Martin Luter King, reconhecido como grande herói na luta contra a segregação racial existente neste país e em diversos outros.

Este é um grande exemplo da importância dos movimentos sociais como meio de luta pelos direitos inerentes ao homem (Quais direitos? Cite-os). No Brasil (Vírgula) com a atual crise politica (Vírgula) se faz cada vez mais necessário reforçar a proteção destes direitos (Quais?), que é ameaçado com a desestabilização que ocorre em todas as instâncias do país, sendo na legislativa, executiva e judiciária onde deveria propor mais propostas de direitos trabalhistas, direito a uma saúde e educação pública de qualidade e todos os demais direitos.

Porém (Vírgula) existe uma dificuldade muito grande de diálogo e efetivação das propostas entre os movimentos sociais e a classe política, o que acontece no congresso é uma espécie de barganha entre os políticos para obter cargos mais altos, os movimentos assim perdem voz quando entram para debater propostas e alterações mais formidáveis para todos. As verdadeiras mudanças estruturais que deveriam ser feitas são deixadas de lado, os movimentos sociais tem um papel muito bom em levar a população essas mudanças e fazer a união de todos para aprovação delas no congresso nacional, (Sem vírgula) por meio de manifestações, reuniões, congressos e tudo que puder para ter um maior poder de mudança na classe política.

A respeito de tudo isso, os movimentos sociais são de fundamental importância para promover as mudanças na classe política e dar fim a essa crise politica e social que assola o país, (Sem vírgula) por meio de leis, campanhas e o maior engajamento da população nesses debates, foi assim que o grande Luther King promoveu a mudança no seu país, não através da violência mais com o diálogo.

Comentários do corretor


Não há tese. 

Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Diante do que fora exposto no texto, é possível perceber que o autor possui pouco domínio acerca do assunto. Desse modo, faz-se necessário à busca por informações que possam auxiliar no desenvolvimento mais coerente da redação.

Não apresenta proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200