Os prejuízos de medidas desastrosas - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 05/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, o Brasil passa por uma crise na política, (Sem vírgula) com vários casos de corrupção e leis que são vistas como exageradas e de grande prejuízo para a sociedade. Dessa forma (Vírgula) vários profissionais das diversas áreas existentes se unem por um bem em comum: defenderem seus direitos de cidadãos e exigirem melhores condições de vida. Essa junção desses funcionários formam os movimentos sociais que vão desde pequenas paralisações a greves com grandes manifestações populares.

Existem várias insatisfações no Brasil, por parte da população, em meio as adversidades que leis e medidas autoritárias podem causar (Dê exemplos). Fatos como esses são vistos diariamente nas redes de comunicações em massa (Dê exemplos). Além das paralisações, manifestantes podem sair pelas ruas alertando aos quais ainda não perceberam os malefícios das medidas tomadas a se rebelarem contra sistemas de mudanças radicais na política e no modo de vida dos indivíduos perante a sociedade.

Por conseguinte de mudanças radicais crescem indignações e aumento da descrença no país ideal para si viver (Problema na construção de sentido), acabando com o sentimento de nacionalismo. O país fica vulnerável, causando instabilidade, desconfiança, repressão e assim à há um desequilíbrio na sociedade vivida (Como assim?).

Em síntese dos fatos apresentados, é evidente que os movimentos sociais tem grande importância ante a crise política no Brasil. Embora seja viável para mudar o país, as manifestações somente são eficientes com o engajamento de todos, colocando obstáculos (Quais obstáculos? Dê exemplos) para os governantes aprovarem medidas desastrosas para toda uma a sociedade. Para mudanças profundas no país é preciso estudar o passado e espelhar em países que já passaram pelos mesmos problemas, retirando proveito dos deus (?) acertos e assim evitar cair nos mesmos erros destes.

Comentários do corretor


O autor apresenta pouco domínio acerca do assunto. Além disso, observa-se que não foi elaborado um projeto de texto, visto que há incoerências nas ideias apresentadas no texto. Ademais, faz-se necessário rever coesão e coerência para que seja evitado o problema na construção de sentido.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200