Movimentos sociais no Brasil - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 05/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os movimentos sócias são de extrema importância para a democracia, (Sem vírgula) para debater sobre questões políticas e sociais que visam o bem comum. Cabe aos movimentos sócias combater a à corrupção através  por meio de protestos e debates públicos. No Brasil ocorreram diversos movimentos sociais desde o século 19 (Dê exemplos), mas os que tiveram mais destaque na mídia foram os de caráter estudantil (Dê exemplos). Durante a ditadura militar esses conflitos políticos-sociais tinham como objetivo por um fim na ditadura e no abuso de poder dos políticos.

Atualmente (Vírgula) o país está passando por uma grave crise econômica decorrente da corrupção e lavagem de dinheiro, gerando um alto nível de desemprego e dívidas públicas. O ano de 2013 foi marcado por uma série de protestos e movimentos sociais relacionados a presidente e ao governo do Brasil (Discuta mais essa ideia no desenvolvimento do texto).

Portanto, os movimentos sociais não podem ser deixados de lado pela população, porque através deles que podemos lutar pelos nossos direitos como cidadãos e exigir dos políticos um governo correto e sem corrupção, como investimento certo do dinheiro público.
 

Comentários do corretor


O autor desconhece como um texto dissertativo-argumentativo é estruturado e apresenta pouco conhecimento acerca do tema proposto. Desse modo, faz-se necessário à busca por informações que dizem respeito ao tema e a elaboração de um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que auxiliará na coerência textual, uma vez que há incoerências no texto. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200