Ocupa Brasília - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 05/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nossa triste situação política atual, em que diversos políticos aparecem envolvidos em escândalos de corrupção, vem desencadeando múltiplas manifestações ao redor do Brasil. A mais recente ocorrida em Brasília no dia vinte e quatro de maio deste ano (Vírgula) intitulada de "Ocupa Brasília" foi o maior ato contra o governo de Michel Temer até hoje.

Organizada por centrais sindicais e movimentos sociais (Vírgula) tal ato protestava contra as reformas trabalhista e previdenciária (Vírgula) e a favor de eleições diretas. Essas manifestações já estavam marcadas bem antes de vir a público a investigação sobre o atual presidente da República resultante da delação da JBS, depois de divulgada, os protestos apenas ganharam força e se concretizaram. (Apenas expõe; não argumenta)

Infelizmente, sempre quando vemos a nação se manifestar contra ou a favor de algo, junto com ela vemos também inúmeros conflitos e isso não foi diferente dessa vez. Marcada por mais de quatro horas, nessa manifestação tivemos Ministérios depredados e incendiados e várias pessoas feridas, tamanha foram as confusões que o presidente Temer precisou convocar a Força Nacional de Segurança, o Exército e até a Marinha para conter a violência e o vandalismo e tentar manter a ordem nos protestos (Desenvolva essa ideia no texto, visto que ela está limitada).

Essas turbulências, que estimulam abundantes reivindicações em todo território nacional, aumentam os efeitos da crise política no Brasil (Por quê? Explique no texto), agora que o país começou a se recuperar da maior recessão histórica já vivida, pode ver novamente sua economia estagnada (Como assim? Explique de modo mais claro).

Apesar de nosso cenário político ir de mal a pior, nós brasileiros podemos nos orgulhar (Vírgula) pois diante de tamanha crise, através desses movimentos sociais (Vírgula) estamos demonstrando garra e confiança em construir um país melhor mostrando aos nossos governantes que não nos encontramos dormindo, e principalmente que estamos dispostos a não nos calar diante de quaisquer atos ilegais (Quais? Esses atos devem estar presentes nos parágrafos anteriores) e de qualquer decisão que não tenha por objetivo a manutenção do interesse de nossa sociedade. Afinal (Vírgula) acreditamos no Brasil e lutamos para que ele se torne um país íntegro e incorruptível.
 

Comentários do corretor


Não há proposta de intervenção no texto.

É possível perceber, no texto, que o autor possui um domínio mediano acerca do assunto. Isso, pois, apresenta fatos que estão relacionados com o tema. Logo, o que falta é a elaboração de um projeto de texto para que as ideias estejam claras no texto, além de bem exemplificadas.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200