Os movimentos sociais acontecem há muito tempo e visam reivindicar reformas com a atual conjuntura do país. No Brasil, por volta da década de 70 (Vírgula) a ditadura reprimiu diversas formas de pensamento, seja artísticas ou os ensinamentos dos professores, para dominar a população com o advento da força, tornando-se um problema que deveria ser resolvido (Desenvolva mais as ideias apresentadas aqui, visto que estão limitadas).
O movimento norte americano "Occupy Wall Street", que luta contra a desigualdade gerada pelo sistema capitalista (Vírgula) é um dos modos de resistência. (De que modo esse movimento pode ser relacionado com os movimentos sociais do Brasil? Explique no texto)
Jovens com o acesso da internet podem perceber como seus futuros são afetados por sistemas repressores (Vírgula) devendo se manifestar e deixando o movimento mais forte para lutar por melhorias, sendo muito importante. (Desenvolva as ideias aqui presentes)
A falta de organização dos movimentos sociais que ao invés de se juntarem, (Sem vírgula) acabam se segregando de diversas formas como ideias políticos divergentes, pode acabar enfraquecendo a luta de alguns que tentam mudar do seu jeito a política e suas injustiças.
Pode-se concluir que a sociedade, os movimentos como um todo, precisa se juntar para buscar melhorias como um todo (Vírgula) e os movimentos sociais são importantes para protestarmos quando necessário (Elabore com mais clareza essa ideia). Assim (Vírgula) o país estará a um passo de tornar a vida mais acessível com o cedimento do governo (Como assim?).
Comentários do corretor
É notável, no texto, que o autor não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, pouco desenvolve as ideias apresentadas.
Não há proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |