- Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 28/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso de armas químicas têm crescido de forma alarmante em diversos países no mundo (Quais? Cite exemplos).Esse acontecimento tem causado questionamentos pela sociedade civil,a qual, (Sem vírgula) é a maior vítima desse acidente.Com isso,é um equivoco pensar que a população está se desarmando, (Sem vírgula) quando novos tipos de armas estão surgindo.

Recentemente a mídia retratou um episódio que impactou a população mundial, (Ponto final) foram os ataques com armas químicas que atingiu os cidadãos sírios a mando do governo ditatorial de Bashar al-Assad.Isso gerou revolta e argumentos contrários a essa prática, (Sem vírgula) em que diversas pessoas morreram entre tantasoutras feridas.Essa guerra e crise humanitária leva o povo a raciocinar que não tem limites a capacidade humana de destruição.Os armamentos que devem ser utilizados cada vez menos,por causa dos enormes estragos que trazem a uma pessoa tanto físico como psicológico,estão sendo usados para a própria destruição do povo.A Guerra Fria foi o grande marco histórico,na qual, (Sem vírgula) os Estados Unidos (Vírgula) representando o capitalismo em contraposição a antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) representava o socialismo, impuseram uma meta de poder nacional, (Sem vírgula) através da capacidade em que esses países teriam em se comprometer a criar um arsenal bélico.A partir desse acontecimento  o número de armamentos tem cada vez mais crescido de forma preocupante.

Acreditar que essa realidade acontece somente em países em guerra é um erro.O Brasil que é tido como uma nação pacífica também tem aumentado o uso de armas químicas como o gás lacrimogêneo. Durante as manifestações  ocorridas no país (Quais? Cite no texto),em 2013,a polícia utilizou contra os manifestantes essa arma que atingiu grande parte da população.O resultado desse ocorrido foi a impunidade da corporação que se argumentou em prol de sua defesa,enquanto o povo era maltratado(Vírgula) o que gerou uma grande controversa.Esse gás causa danos na pele,nas vias respiratórias e nos olhos o que causa um grande desconforto na pessoas atingida.

Os Estados mundiais devem garantir a segurança da população e não agredi-la com o uso de armas de nenhum tipo (Cuidado ao fazer generalizações).Para que isso seja de fato efetivado os órgãos de segurança pública das nações deve se comprometer com a ONU(Organização das Nações Unidas) através de acordos diplomáticos a revelar a quantidade de armas adquiridas pelos países e a finalidade delas. Assim diminuirá essa lamentável realidade que acomete á sociedade assegurando a liberdade de vida garantido pela Organização dos Direitos Humanos.
 

Comentários do corretor


Reformule o parágrafo de introdução. 

O texto apresenta boas ideias, mas elas precisam estar mais articuladas. Faça um projeto de texto. 

Reveja coesão e coerência. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200