Muito além de armas químicas - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 28/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É importante ressaltar que os estados não são bons ou maus, eles possuem interesses e seguem uma agenda de acordo com esses interesses, 9Ponto final) inevitavelmente(Vírgula) alguns desses estados vão ter conflito de interesses, nem sempre essas situações serão resolvidas através do diálogo e diplomacia o que acarretará em combates armados e até mesmo guerras (?).



A capacidade humana para destruição pode chegar muito além do uso de armas químicas em conflitos,(Ponto final) esses acordos são criados para defender os interesses de países que já possuem um arsenal mais sofisticado, portanto não dependem da utilização desse tipo de material também conhecido como “bomba atômica dos pobres”,(Ponto final) a publicidade negativa em torno da utilização de armas químicas pode fazer parte de uma estratégia já antiga de desumanizar ou demonizar o inimigo (Como assim?), reduzindo a empatia do seu povo e seus soldados pelo inimigo a fim de alinhar os interesses dessas pessoas aos interesses do estado, (Ponto final) a violação desses acordos pode servir como desculpa para algum país entrar legalmente em uma guerra ou causar alguma intervenção militar, mesmo se o país responsável por usar essas armas não for signatário de um acordo sobre o veto de utilização de armas químicas.



Existem demasiados tipos de armas que causam dor, sofrimento e morte (Quais seriam? Dê exemplos), (Ponto final) a utilização de muitas delas são apoiadas por nações que vetam a utilização de armas químicas (Dê exemplos), nós não deveríamos estar discutindo se é correto nos utilizarmos de armas químicas para resolver esses tipos de conflitos, (Ponto final) afinal (Vírgula) se estamos discutindo isso significa que concordamos que possamos resolver nossas diferenças no campo de batalha legitimando as guerras, (Ponto final) deveríamos estar discutindo sobre a utilização de armas em geral e se resolver nossas diferenças (?) através de combates violentos, como guerras, realmente é a melhor saída ao invés de procurar soluções mais diplomáticas e resolver essas diferenças através de diálogos e negociações. (Reformule)
 

Comentários do corretor


Reformule a introdução. Não há tese. 

Reveja coesão e coerência, pois há problemas na construção de sentido. 

Cuidado ao usar primeira pessoa no texto. 

Observe que há problemas de pontuação. 

Reformule o texto. O seu posicionamento acerca do tema está confuso. 

As discussões estão limitadas ao senso comum. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200