Uma barbárie - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 27/04/2017

Status:

Corrigida
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Pode-se sintetizar a situação do mundo atual na célebre frase do grande filósofo inglês Thomas Hobbes: ‘O homem é o lobo do homem’. Ou seja, o homem é o próprio inimigo do homem.



Quando os seres entram em discrepância uns com os outros, (Sem vírgula) guerras e conflitos eclodem. A junção da inteligência humana com a tecnologia é magnífica. Todavia, a produção e disseminação de armas químicas e biológicas são crescentes e apresenta um grande problema. Arma química é a utilização de produtos químicos sintéticos, já arma biológica utiliza um veneno de bactérias ou vírus, ambos destinados para ceifar vidas. A capacidade humana de destruição é deplorável. Foi na Primeira Guerra Mundial que as armas químicas foram usadas em larga escala. Pode-se citar como exemplo, (Sem vírgula) o gás mostarda usado pelos alemães contra os inimigos (Vírgula) e os ingleses e franceses que utilizaram gases do sangue. Estima-se que nessa guerra houve mais de 100 mil mortos vítimas de armas químicas. Uma barbárie. (Argumentação baseada no senso comum)



O uso de armas químicas e biológicas deve ser coibido e expressamente ilegal, pois provoca devassa destruição em massa. A capacidade do ser humano de destruição não tem limites e a tendência, infelizmente, é só piorar. Ao invés de utilizar a tecnologia para realizar o bem e progredir, estamos é retrocedendo e regredindo (Pleonasmo) cada dia mais. Um exemplo disso são as guerras, (Sem vírgula) que só resultam em destruição e mortes. Não há vencedores, somente perdedores. (Senso comum)



Portanto, o potencial humano de destruição é enorme e representa uma grande amaça a paz mundial. O ideal seria o extermino do uso de armas químicas e biológicas, visto que só servem para gerar carnificinas e horrores.
 

Comentários do corretor


Reformule o parágrafo de introdução. 

Reveja como é estruturado o texto do tipo dissertativo-argumentativo. Faça um projeto de texto. Reveja coesão e coerência. 

Não há proposta de intervenção. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200