A desumana guerra na Síria - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 26/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As duas guerras mundiais que ocorreram no século passado mostraram a capacidade humana de destruição, seja nas trincheiras com armas de fogo, nos campos de concentração com armas químicas, ou na destruição de cidades inteiras com bombas nucleares. O poder humano de destruição tem ocorrido de várias formas já conhecidas. A questão principal talvez não seja sobre até onde o homem pode ir com sua destruição, mas sim em por que isso ainda ocorrer, principalmente de formas não éticas e desumanas como as ocorridas na Síria.

O homem faz guerras há muitos anos e por diversos motivos (Quais? Discuta no texto). Mas, como citado pela Fátima Cardoso no texto da Superinteressante, “até para matar há limites”. É conhecido que há códigos morais e éticos estabelecidos num confronto (Cite), e os que não respeitam eles podem ser punidos. Após a queda de Hitler, diversos líderes nazistas foram julgados e condenados pelos crimes de guerra que cometeram na Segunda Guerra Mundial, no chamado Tribunal de Nuremberg. Isso mostra que mesmo na guerra, há limites a serem seguidos. Após a Segunda Guerra, diversos países fizeram acordos para que as desumanidades cometidas não voltassem a ocorrer, (Sem vírgula) como o uso de armas de destruição em massa, nucleares, químicas e biológicas. Porém, isso não tem sido seguido na Síria de Assad com os últimos ataques.

A guerra civil na Síria tem se estendido até os dias atuais e tem ocorrido de forma desumana. São exibidas do país imagens de crimes de guerra como a destruição de patrimônios da humanidade; reféns sendo mortos de forma sádica; crise humanitária com milhões de refugiados saindo do país; (Vírgula) e o uso de armas químicas sobre a população. O apoio estratégico da Rússia ao governo sírio dificulta ainda mais uma possível intervenção da comunidade internacional no país. Porém, com as contínuas brutalidades vistas no país, e o uso de armas químicas sendo apontado como feito pelo governo de Assad, esse apoio deve ser revisto. As nações que possuem relações comerciais e políticas com a Rússia devem aplicar sanções  ao país para pressioná-la a retirar sua ajuda ao governo sírio, (Sem vírgula) e, assim, executar missões militares que sejam feitas baseadas no interesse da população mundial e local em ver o fim definitivo da guerra na Síria.

Comentários do corretor


Exemplifique algumas ideias apontadas no texto. 

Algumas discussões estão limitadas. Exponha e articule para evidenciar o seu ponto de vista.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200