A necessidade de cessar o uso de armas químicas e biológicas - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 26/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A atual Guerra na Síria, a Primeira e Segunda Guerra Mundial, o Nazismo, a Guerra no Iraque e Vietnã, e tantos outros conflitos que ocorrem e ocorreram ao longo da história, possuem algo em comum: o uso de armas químicas e biológicas, (Sem vírgula) e a crueldade humana. Por que isso acontece, e o que pode ser feito para cessar tanto sofrimento e tantas desavenças?



Durante a Guerra no Vietnã em 1974, foi usada pelos Estados Unidos uma arma química chamada napalm (que causa principalmente queimaduras e infecções por asfixia, deixando milhares de mortos e feridos), na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onze cidades chinesas foram atacadas pelo Japão com armas biológicas, como as bombas bacteriológicas. Houve guerras em que pessoas contaminadas por armas biológicas eram jogadas mortas pelos soldados em territórios inimigos para contaminá-los também, mostrando assim a crueldade humana. Em todos os momentos em que as armas biológicas ou químicas atuaram, houve milhares de mortos e feridos, além dos enormes prejuízos econômicos, sociais, culturais para qualquer país que estivesse envolvido. Houve vários acordos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o fim da utilização dessas armas, (Sem vírgula) como: a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e a Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Tóxicas (CPAB), ambas vigorando respectivamente, (Sem vírgula) em 1997 e 1972. Porém, continuam acontecendo conflitos mundiais de muitas formas, e também continua a utilização de armas que segundo esses acordos deveriam ser proibidas.



É necessário que haja providências para o extermínio desse impasse;(Ponto final) a ONU em parceria com os órgãos militares deveria reforçar as fronteiras territoriais para impedir o contrabando de armas (químicas e biológicas), (Sem vírgula) e a utilização ilegal delas, além de mobilizar também, (Sem vírgula) escolas, redes sociais, campanhas, para que todas as pessoas possam perceber o quanto é perigoso o manuseio de tal armamento. Outra medida muito importante a ser tomada, (Sem vírgula)  é um maior comprometimento dos países para com as normas dos acordos de proibição das armas biológicas ou químicas, e àqueles que não obedecerem às regras, que sejam punidos com altas multas.



Portanto, como foi dito pelo político John Kennedy: "O homem tem que estabelecer um final para a guerra, senão, a guerra estabelecerá um final para a humanidade." Ou seja, se não houver atitudes em prol da vida, o regresso humanitário será cada vez maior. O amor ao próximo é melhor que qualquer arma existente, (Sem vírgula) e nunca deixará feridos (Ideia clichê).
 

Comentários do corretor


Não há tese. Reformule a introdução.

Faça um projeto de texto. 

Argumentação limitada. Articule os fatos e evidencie o seu ponto de vista acerca do tema. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200