Até que ponto as armas químicas e biológicas fazem mal à sociedade. - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 23/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, o uso das armas químicas e biológicas têm sido vista não só como uma corrida armamentista, mas, (Sem vírgula) no intuito de demonstrar o poderio arsenal de uma nação perante ás outras. Mesmo com o avanço tecno-científico, o homem têm se preocupado mais em produzir e investir em mecanismos de pavio militar e civil (Cuidado ao fazer essa afirmação) além de, como por exemplo, erradicar a pobreza mundial ou buscar a cura do câncer (Reformule esse período).

A facilidade e a capacidade de detonação que as armas químicas e biológicas tem,(Sem vírgula) é um fator decisivo para o desfecho de lutas e guerras. Porém o seu uso é tão devastador que para se ter uma ideia, uma única bomba atômica padrão, (Sem vírgula) é capaz de destruir um cidade inteira- como no caso de Hiroshima em 1945, lançada pelos EUA.

Outro artefato intrigante, (Sem vírgula) é o Anthrax, tipo de arma biológica e cunho letal. Seus efeitos são tão assustadores que em 1972 foi feito um acordo para evitar uma guerra biológica (Fale mais sobre esse acordo). Contudo, esse acordo não estipula leis e nem faz um controle rigoroso. O mesmo se aplica nas leis que proíbem o uso das armas químicas, mas favorece que os homens as façam (Como assim? Ficou confuso)

No entanto, é indispensável que órgãos governamentais, (Sem vírgula)  tomem um posicionamento sobre a produção das armas de portes. Primeiramente, deter os fabricantes que as fazem (Vírgula) pois, (Sem vírgula) o uso de tais armas, (Sem vírgula) não traz nenhum benefício a não ser sequelas, mortes, destruições, e, (Sem vírgula) para isso, que haja um consenso com os países bélicos e seus representantes (Problema na construção de sentido. Reformule), como também, (Sem vírgula) conscientizações de como as armas são agressoras a população e ao meio ambiente (Vírgula) e que os conflitos podem ser resolvidos pacificamente sem precisar apertar sequer um gatilho.

Comentários do corretor


Há problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência. Faça um projeto de texto. 

Ideias limitadas. Articule os fatos para que seu ponto de vista fique evidente no texto. 

Reveja o uso da vírgula. 

Não apresente tese. 

Reformule a proposta de intervenção. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200