- Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 10/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tendo seu poder de destruição em elevados níveis, armas químicas e biológicas têm sido um assunto preocupante para a sociedade, (Sem vírgula) desde a primeira guerra mundial, onde se pode ter uma real noção do quão capaz essas armas são. Atualmente o medo sob essas armas vem regredindo.

Em primeiro ponto se deve fazer a ressalva de que armas químicas e biológicas têm um poder de destruição incontestável, tendo o holocausto como exemplo, (Ponto final) em média seis milhões de judeus, deficientes, homossexuais e prisioneiros soviéticos, foram mortos em camarás de gás, são nítidos as consequências do uso dessas armas (Você citou apenas uma consequência. Cite as demais).

Podemos ver que inúmeras pessoas são afetadas pelo uso de tais armas,(Ponto final) a guerra do Vietnã no mostra isso de forma sucinta, após o uso desenfreado do herbicida laranja por parte do exercito americano, centenas de crianças nasceram com má formação ou alguma deficiência congênita. Também se vale ressaltar que a vegetação foi também afetada, sendo quase totalmente desfolhada e tendo tóxicos infiltrados em leitos de rios (Apresente fatos que comprovem os acontecimentos que você citou)

Contudo (Vírgula)foi criado o Protocolo de Genebra, que consiste em um pacto a favor da proibição de gases sufocantes, venenosos ou biológicos em guerras, foi assinado em 1925, sendo então mais tarde criada a Organização para a Proibição de Armas Químicas em 1997, pelos países participantes do Protocolo de Genebra (Cite-os). A organização recebeu em 2013 o Nobel da paz, por suas ações.

Concluímos então que medidas devem ser tomadas para garantir que o uso dessas armas não volte a atormentar novamente a população mundial. O Estado como principal agente social deve se comprometer com o compromisso de não usar dessas armas em hipótese alguma, se fazendo valer de métodos mais humanos e não violentos, (Sem vírgula) em casos necessários (Dê exemplos). As escolas tem o papel fundamental de mostrar as consequências do uso das armas químicas e biológicas, criando assim uma conscientização nas crianças, pois como foi dito por George Santayana: “Aqueles que não conseguem lembrar-se do passado, estão fadados a repeti-lo”. No âmbito midiático (jornais, revistas, rádios etc.), se faz de caráter necessário à criação de campanhas para ajudar populações que sofrem ou sofreram ataques com armas químicas e biológicas.

Comentários do corretor


Como assim? Reformule a introdução. 

Cuidado com o uso de primeira pessoa no texto. 

Argumentação limitada. 

Problemas na construção de sentido no texto. Reveja coesão e coerência. 

Reformule a proposta de intevenção.

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200