- Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 10/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro ''A Sexta Extinção'', da escritora Elizabeth Kolbert, retrata a história da humanidade, em que a espécie Homo Sapiens causa a extinção do seu primogênito Homem Neandertal. É inegável que na sociedade pós-moderna a capacidade de destruição aliada ao aparato tecnológico tem alcance extraordinário, deixando os indivíduos sem um dos direitos fundamentais do cidadão, que é a segurança e a liberdade, o que afeta de modo extremo o bem estar social.

Em primeiro lugar, o ''Manifesto Futurista'', estruturado pelo poeta Marinetti, tinha como principal objetivo exaltar a sociedade moderna. É notório que o poeta não previu o poder de auto destruição da sociedade futurista, sendo o território Oriente Médio a área que mais sofre  com a capacidade humana de destruição, pois o Estado Islâmico , uma organização terrorista, utiliza armas químicas contra praticantes de religiões diferentes da islâmica, causando ferimentos desunamos e degradantes na população civil.

Consequentemente, a guerra de ideologias cria uma guerra ilegítima, já que o uso de armas químicas e biológicas afeta principalmente a população pobre, sendo que tal parcela da sociedade não tem meio econômico para fugir de tal país, tendo que viver no meio guerra diariamente. Assim como no quadro de Salvador Dalí, ''Persistência da Memória'', em que as formigas se auto extinguem, a capacidade humana não está o oposto do que acontece com estes insetos, ou seja, uma sociedade que tem o poder de destruição em massa e desmoderado, criado pelos seres humanos e utilizado pelos próprios para o desmantelamento social.

Portanto, é dever do Governo por meio de Emendas Constitucionais, tornar a segurança da população civil mais segura, seja por meio do aparato policial, seja por meio de leis que reforcem a liberdade e individualidade do cidadão. Além disso, cabe as Organizações Não Governamentais (ONGs), por meio de voluntários, fiscalizar se determinado país utiliza armas químicas e biológicas no meio social e, posteriormente, fazer a devida denúncia a órgãos internacionais. Por fim, cabe as escolas e professores, por meio de oficinas com a temática ''armas químicas e biológicas'', mostrar aos alunos como o cidadão moderno está destruindo a sociedade e acabando com o bem estar social. Só assim, a espécie Homo Sapiens não destruirá a si mesma como fez com as outras espécies retratadas no livro da escritora Kolbert.

Comentários do corretor


Boa introdução. 

Use sinônimos. 

Bons argumentos.

Observe que há alguns erros gramaticais. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200