Armas químicas e biológicas, uma realidade problemática - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 08/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Primeira e Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã e Coreia, foram acontecimentos que marcaram a história devido o grande número de vítimas. Também, (Sem vírgula) quando se discute o uso de armas químicas e biológicas, tal realidade demonstra questões humanitárias (Quais?). Dessa maneira, discussões a cerca dos direitos humanos, transgressões às leis universais que regem a fabricação de armas químicas, bem como a propensão conflituosa e o fortalecimento de vingança e ódio entre povos e nações; (Vírgula) são considerações problemáticas nesta atualidade.

Nesse contexto, a negatividade dos efeitos danosos dessas armas sobre a população civil, como gás claro e lacrimogêneo, adentra-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamado em 1948. Desta forma, esses direitos permanecem apenas na teoria, pois não impede ações calamitosas como os bombardeios tóxicos na Síria, vitimando dezenas de indivíduos. Desde modo a destruição não é apenas física, mas simbólica e psicológica; (Vírgula) criando espaço para injustiças sociais e medo frequente.

Por conseguinte, esses conflitos agravam sentimentos de vingança e ódio no meio da civilidade (Por quê? Evidencie no texto). Por exemplo, povos Curdos, Sunitas, Xiitas, Palestinos e outros, enfrentam dificuldades e equacionam desavenças ao longo da história. Logo, a consequência é a perpetuação de disputas territoriais e conflagrações frequentes. Para tanto, observa-se um cenário caótico, propiciando debates internacionais e interesses políticos. (Reformule)

Então é imprescindível a criação de ações para inibir esses acontecimentos, através das Organizações não Governamentais - ONGs e Associações para fins pacíficos, (Sem vírgula) precisam protocolar ementas à Organização das Nações Unidas – ONU, para fortalecer as normativas que buscam a paz mundial. Também, intenções políticas e econômicas sobre países fragilizados por guerras (Cite esses países no seu texto), devem deixar de existir e, assim (Vírgula) desenvolver um mundo melhor.

Comentários do corretor


Não formula tese. 

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Faça um projeto de texto. 

Apresente fatos que possa sustentar o seu ponto de vista acerca do tema.

Reveja o uso da vírgula. Estude coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido no seu texto.

Reformule a conclusão. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200