- Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 08/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Dotado da capacidade de criar, o homem tem em suas mãos toda e qualquer artimanha para alcançar seus objetivos (Vírgula) e com o uso de armas não é diferente. Desde a Antiguidade o uso de armas químicas já era usado, como pontas de flechas envenenadas (Como assim? Apresente evidencias que possam comprovar isso), mas só durante a Primeira Grande Guerra é que foram utilizadas (O quê?) em larga escala causando muitas mortes. Esse tipo de armamento é uma ameaça à humanidade e seu uso não deve ser tolerado.

Armas químicas pedem ser pouco estáveis (Vírgula) podendo escapar do controle. Muitas dessas substâncias (Quais? Cite-as) são extremamente voláteis e com uma simples mudança de direção de ventos (Vírgula) ou associadas à chuvas (Vírgula) intoxicaria uma população em questão de minutos. (Reformule)

Riscos ao meio ambiente também seria um grande problema . Bastando algumas gotas de um agente biológico na distribuição geral de água de uma cidade, toda flora e fauna e os cursos d'água usados pelos moradores, seja por consumo direto ou na agricultura, seria afetado drasticamente.

Porém, a mais dramática consequência do uso indiscriminado de armas químicas consiste nos efeitos em um confronto. Pessoas que podem ter contato direto com esses dispositivos, tanto de quem usa quanto de quem é atingido, sofrem de forma totalmente desumana (Vírgula) bem como o risco de mortes altamente dolorosas, como queimaduras graves, asfixia e, ao longo prazo, envenenamento.

Desse modo, utilizar armas químicas e biológicas deve ser totalmente condenável, pois fere um dos princípios mais básicos dos Direitos Humanos relacionados à tortura, tratamentos desumanos e no próprio direito à vida. Constantes intervenções devem ser feitas, como sanções comerciais e diplomáticas, pressões populares e de líderes globais contra países que desrespeitam os acordos internacionais sobre o tema. O desarmamento e destruição desses equipamentos também são necessários junto à inspeções regulares para diminuir a produção de armamentos químicos e biológicos que podem dar fim a nações inteiras.

Comentários do corretor


Reforrmule a introdução. 

Problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência. 

Apresente fatos que possam ser articulados de acordo com o seu ponto de vista acerca do tema. 

Argumentação com algumas ideias clichês. Evite-as no texto. 

Faça um projeto de texto. Reformule a conclusão. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200