- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 26/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere á [à] Reforma do Ensino Médio,pode-se perceber que é um tema polêmico e que ainda carece de discursão acerca das propostas,tendo em vista o aumento da carga horária em consonância com a abertura de escolas em tempo integral,medidas essas que não são uma saída imediata para os problemas enfrentados na área da educação.

Atualmente podemos perceber que a trajetória curricular estabelecido [estabelecida] abrange diversas matérias e [vírgula] na maioria das vezes [vírgula] é ausente de contextualização,fator este [esse] que leva os estudantes ao cansaço.De acordo com a pesquisa de 2009 da Fundação Getúlio Vargas [vírgula] 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos tinham abandonado os estudos por falta de interesse nas aulas.Nesse sentido, prolongar ainda mais o horário de estudo não é uma alternativa que irá fazer com que os alunos estudem mais e com qualidade.

Outro aspecto a ser considerado é que [vírgula] segundo uma pesquisa [vírgula] quase 60% dos alunos entre 15 e 29 anos já conciliou [conciliaram] trabalho com estudo.Desse modo, a ampliação de escolas em tempo integral em nível nacional e obrigatório, [sem vírgula] influenciaria adolescentes [a] optarem entre trabalho ou por escola, em razão da baixa renda.Somado a isso,podemos dizer que a extensão do horário em 2 turnos comprometeria ainda mais o rendimento da aprendizagem.

A Reforma do Ensino Médio,portanto,carece de revisão, melhorias e debate entre Governo e sociedade de forma democrática afim [a fim] de obter resultados satisfatórios.Ainda que seja implantado o tempo integral,a escola não somente deveria oferecer a oportunidade ao aluno de escolher ou não participar dos 2 [dois] períodos [vírgula] como também reformular os métodos de estudos,com aulas interativas através [por meio] de debates e monitorias para que se torne [tornem] uma aula mais produtiva.Além disso, os currículos abordados em nível nacional precisa ser analisado [plural] de forma que possa ser inserido [plural] nos estudos de maneira dinâmica e sintetizado [sintetizada] .A Reforma é um caminho que precisa ser explorado para mudar a os índices da Educação no país.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

As afirmações destacadas em vermelho não foram justificadas. Por que você afirma isso? O que confirma sua tese? Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200