Onde mora o problema? - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 26/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente no país existe um problema consideravelmente grande, [sem vírgula] e igualmente preocupante, a questão da educação dos nossos adolescentes, [ponto final] acontece que grandiosa parte dos jovens não se encontram [encontra] nas escolas, nem tão pouco [tampouco] procurando um meio digno para um futuro brilhante.

Pensando nisso [vírgula] os nossos governantes realizaram uma alteração nos termos de ensino das escolas públicas, o que tem grande chance de ser uma medida não bem sucedida [bem-sucedida], pois [vírgula] não bastasse o período critico que a nação enfrenta com a era digital, onde as pessoas simplesmente focam boa e grandiosa parte do seu tempo em equipamentos digitais e deixam de lado atividades que os façam evoluir como seres humanos, a retirada do foco de importância de certas matérias que são julgadas de "menor valor" pode simplesmente compactuar com a "preguiça" de pensar por si dos nossos jovens.

O problema maior se encontra em regiões pouco assistidas e onde não há um bom investimento na educação, que é o que mostram os dados da editora VEJA [vírgula] que em 12/16 realizou e divulgou pesquisa onde [em que a] maioria dos jovens afirmam [afirma] ter abandonado o ensino devido a [à] precariedade das escolas e do ensino. Não basta levar um jovem até a escola e achar que tudo será resolvido, antes tem que ser tomadas medidas para que esses jovens queiram estar nas escolas, se a estrutura física da escola não for favorável, se os professores não forem valorizados como devem ser, de nada vai adiantar a reforma, pois os mesmos jovens que estão atualmente fora da escola, [sem vírgula] vão continuar.

A saída para tudo, [sem vírgula] será um bom investimento em boas estruturas escolares, investimento para satisfação do professor, para que assim os alunos se espelhem nos seus mestres e desejem seguir o mesmo percurso, pois a realidade que temos atualmente é bem contraria [contrária] disso.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Além disso, procure desenvolver uma proposta de intervenção mais específica sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200