Valorize os professores e a mudança ocorre naturalmente - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 26/03/2017

Status:

Corrigida
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Levando em conta a realidade preocupante que o Brasil enfrenta nos últimos anos, frente a quantia de jovens fora das escolas e não envolvidos em trabalhos ou cursos que os qualifiquem para tal atividade, deixando assim o país em uma realidade de baixo desempenho no quesito educação, foram criadas e aprovadas algumas normas e mudanças que visam a melhoria do país nesse aspecto.

Atualmente (Vírgula) no país (Vírgula)  temos uma quantia alarmante de jovens fora das escolas (Explique o porquê disso ocorrer), (Ponto final) segundo dados publicados do no jornal, (Sem vírgula) O GLOBO, cerca de um milhão de jovens na faixa dos 17 anos, estão fora das salas de aula, quando a realidade deveria ser diferente (Diferente como? Deixe evidente no texto) e esta juventude teria que ter frequência ativa na escola, (Ponto final) a mesma matéria também aborda o fato de mais de um milhão e meio de jovens que não estão envolvidos com nenhuma forma de trabalho. (Ideias confusas. Reformule-as)

(Letra maiúscula em início de frase) visando a melhoria no quesito, (Sem vírgula) educação dos jovens (Vírgula) o governo criou a reforma do ensino médio, porém, alguns pontos cruciais estão ficando "de fora"... É o que relata o jornal eletrônico G1, em matéria de 02/17, foi aprovada a reforma (Vírgula) porém os governante não tem em mãos a quantia que custará aos cofres públicos essas mudanças, na reforma o governo aprovou ensino em tempo integral, a pergunta que fica, é, (Sem vírgulas. Usa-se dois pontos) os cofres vão conseguir bancar esse custo? (Letra maiúscula) terá professores qualificados e suficientes para o aumento da carga horária e ainda os cursos técnicos que serão implantados? (Letra maiúscula) em escolas localizadas em cidades pequenas no interior de muitos estados, principalmente Norte e Nordeste, pois a falta de professor é um problema constante, um exemplo é a escola Mª Elvandas de Siqueira localizada na cidade de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré-RO (Vírgula) que sempre sofreu com a falta de professores, (Ponto final) no ano de 2012 foi relatado pelo jornal da rede tv (Vírgula) o drama dos alunos de ensino fundamental e médio que ficaram até o terceiro bimestre anual sem professores de várias matérias entre elas  como Matemática, por exemplo.

O que o país realmente precisa é de uma reforma na valorização dos professores 9Que tipo de valorização? Cite no texto), para que esta categoria de trabalhadores não seja extinta, e o país consiga seguir em frente com uma boa qualidade, (Sem vírgula) no ensino e em todas as áreas, pois a educação é a base para a prosperidade de uma nação.

Comentários do corretor


"Valorize os professores e a mudança ocorrerá naturalmente".

Apresente fatos e os articule para desenvolver a sua argumetação.

Cuidado com o uso de primeira pessoa no texto. 

Sugiro que faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará no desenvolvimento da sua argumentação.

Discussões pertinentes ao tema, mas há limitações. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Não há proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200