Brasil para estrangeiro ver - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 25/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a idealização do Brasil, quando esse ainda era uma colônia portuguesa, a influência de nações estrangeiras no país foi e ainda é notável (Por que isso ocorre? Discuta isso no texto). Atualmente, essa tendência ainda se mantém e a proposta de reformulação do ensino médio tem como base a experiência de terras estrangeiras. Apesar de que do sistema educacional que o país tupiniquim quer adotar (Vírgula) faz uma diferença positiva em outros países (Por quê?), há de se destacar que a atual situação educacional brasileira não consegue manter nem as estruturas mínimas necessárias para estar em concordância com uma futura reforma.

Para exemplificar, alguns dados. Segundoc como a  matéria publicada no site Portal Brasil, passa de um milhão o número de jovens de 17 anos que, em termos normais, deveriam estar concluindo o ensino médio, mas estão fora da escola (Por que isso ocorre?). Seguindo a análise dos dados da juventude verde e amarela, cerca de 1,7 milhão de jovens nem comparecem à escola e nem ao mercado de trabalho. Essas informações ajudam a compreender que antes de uma reforma, o nosso país deve priorizar ao menos o comparecimento e o investimento mínimos necessários para a educação nacional. (Ideias confusas. Reformule-as) 

Uma forma de tentar corrigir o atual problema seria a criação, por parte do setor executivo Federal, de ministérios da educação subalternos nas cinco regiões do Brasil. Dessa forma, o encargo das melhorias na educação atual brasileira não ficariam apenas sob responsabilidade do atual Ministério da Educação, que é único. A parte financeira para se manter tal projeto seria advinda do atual plano de reforma, ou seja, ao invés de ir para a reforma, o dinheiro irá ser direcionado para a melhoria do atual sistema educacional, que já perdeu as contas e a noção concreta dos problemas que possui.

Partindo de tal proposta de conserto, surge uma ideia central: não há possibilidade mínima de se reformar algo sem ter as estruturas básicas garantidas, basicamente, a renovação se torna inválida se alguns defeitos graves forem conservados (Quais?). Com base na discussão até aqui construída (Vírgula) e com um olhar para o futuro, o Brasil necessita se livrar dos grilhões que o mantém preso a outros países e, eliminando de vez os problemas da educação atual, mostrar para o exterior a grande educação de um país que foi subjugado desde sua época de colônia (?).
 

Comentários do corretor


Há alguns problemas na construção de sentido no texto. Estude coesão e coerência.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200