Um critério a ser repensado - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 25/03/2017

Status:

Corrigida
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A nova reforma do ensino médio (Vírgula) proposta em outubro de 2016 pelo governo federal, colocada em vigor como Medida Provisória (MP), tem como objetivo colocar os alunos a frente de suas escolhas para que assim possam discernir quais disciplinas desejam estudar (Vírgula) baseado naquilo que mais lhe interessa e será vantajoso em sua vida profissional (Vírgula) além da ampliação da carga horária das escolas e instituições para ensino integral.

A proposta que foi sancionada pelo senado em fevereiro de 2017 veio para impor mudanças na educação brasileira (Vírgula) com o intuito de aproximar os alunos das escolas, visto que boa parte desses que deveriam estar cursando o ensino médio não o frequenta, por inúmeros motivos como trabalho, condição financeira, transporte entre outros. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a divisão das 13 matérias atuais para áreas em que os estudantes poderão escolher, são essas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e um curso técnico. Porém toda esta reforma gera uma dúvida sobre seu beneficio quanto aos testes que são aplicadas ao final ou posteriormente ao 3°ano como, por exemplo: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os vestibulares em geral e demais provas para concursos que comportam todas as disciplinas necessárias para o processo seletivo do aluno, que deixaria de ser vista a partir da nova reforma, diminuindo assim suas chances de sucesso. (Reestruture sua argumentção, pois as ideias estão confusas)

Outro ponto requerido pela MP foi à ampliação da carga horaria de 800 horas anuais para 1400, a fim de atingir a meta prevista pelo governo de que até 2024 50% das escolas deveram deverão ser de ensino integral e terão 25% de seus alunos matriculados. Deve-se levar em consideração que parte das escolas brasileiras não tem uma boa estrutura e nem verbas para atender todas as exigências impostas pela nova reforma no período necessário (Vírgula) e que pelo aumento na jornada escolar os colégios particulares elevariam sua mensalidade, gerando assim um abandono a instituição e mais um problema econômico aos cidadãos brasileiros (Como assim? Reflita acerca dessa afirmação).

A mudança que deve entrar em vigor a partir de 2018, carrega consigo inúmeros problemas que agravariam ainda mais a educação brasileira (Quais?). Antes de se ampliar a carga horária (Vírgula) deve-se investir fortemente em uma melhor formação dos professores para que todas as escolas sejam municipais, estaduais, federais ou particulares (Vírgula) tenham condições de oferecer uma educação de qualidade e que esses estejam aptos a exercer sua função buscando cada vez mais atrair os alunos para a vida escolar. A reforma tem gerado muitos questionamentos por parte dos estudantes que se tornaram os principais alvos de toda esta discussão.

Comentários do corretor


Não há tese. 

Observe que há erros relacionados à grafia de algumas palavras. Evite-os. 

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Reformule a sua proposta de intervenção. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200