Utopia do Ensino Médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 24/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, o ensino tem se depreciado a cada ano, conforme observa- se as provas que medem o desenvolvimento escolar (Quais provas?). Visto isso, em razão deste decaimento (Vírgula) o Ministério da Educação (MEC) criou a reforma do Ensino Médio. (Vírgula)Que é uma medida precipitada e pode gerar um problema bem maior na educação brasileira, o aumento da evasão escolar e pouca infraestrutura (Desenvolva essa ideia).

Em primeiro lugar, como nos lembra o sociólogo Darcy Ribeiro, a crise da educação no Brasil não é crise, e sim um projeto. Ou seja, ela não funciona propositalmente, pois ao fazer a reforma do ensino médio não foi pensada a melhoria da infraestrutura escolar (Reflita sobre essa afirmação). Nem se haverá vaga para todos se em um período as escolas já estão lotadas. Por outro lado, provavelmente a evasão aumentará, pois há pessoas que trabalham e estudam e a reforma não os manterão na escola, pois a escola não é atrativa, os professores não são bons, muitos nem planejam as aulas e atividades, possuem péssimo humor, não há materiais para todos os alunos (Cuidado ao fazer essa afirmação. Reformule essa ideia).

Segundo a alegoria da caverna do filósofo Platão, tem como objetivo nos mostrar que temos que compreender a verdade por trás das coisas (O que é coisa?). Pois enquanto o ensino médio estadual não funciona corretamente e piora o desenvolvimento dos alunos públicos (Por quê? Evidencie isso no seu texto), os que estudam no particular saem em disparada nos melhores vestibulares do país. Ou seja, esta ideia utópica de ensino médio em período integral (Vírgula) apenas aumentará o caos que é a educação brasileira (Por quê?).

Logo, para que o Brasil possa ter uma educação verdadeiramente libertadora (Vírgula) segundo, (Sem vírgula) o educador Paulo Freire. (Vírgula) É necessário que se tenha infraestrutura escolar e profissional. Isso seria possível com a ajuda do Ministério da Educação garantindo aos estudantes materias escolares. Além disso, também é necessário melhorar a formação dos professores como o modo como eles apresentam as aulas e as prepararam e colocá-la em prática nas universidades. Ademais, o período integral deveria ser aderido tanto pelo ensino público quanto o ensino particular. (Reformule)
 

Comentários do corretor


Há problemas na construção de sentido.

Argumentação limitada ao senso comum. Apresente fatos que comprovem o seu ponto de vista. 

Não apresenta proposta de intervenção concreta. Reformule.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200