Os jovens podem não estar preparados para decidir um futuro - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 22/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A implantação da reforma do ensino médio é uma proposta elaborada pelo Ministério da Educação  (MEC) e defendida pelo ministro Mendonça Filho. A intenção é que o ensino médio tenha, ao longo de três anos, metade da carga horária e de conteúdo obrigatório, definido pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está em discussão, e restante do tempo deve ser flexibilizado a partir dos interesses do próprio aluno e das especificidades de cada rede de ensino no Brasil, (Ponto final) segundo eles, os alunos poderão escolher seguir algumas trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Mas ai é que está o problema, não se sabe se o Brasil tem jovens capacitados para isso, fazer suas próprias escolhas conscientemente. (Reformule)

Até então, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) só citava explicitamente, em trechos diversos, as disciplinas de português, matemática, artes, educação física, filosofia e sociologia como obrigatórias nos três anos do ensino médio. Na versão original enviada pelo governo, a MP mudou isso, e retirou do texto as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia. Ela determinava que somente matemática e português seriam disciplinas obrigatórios ao longo dos três anos, e tornava obrigatório o ensino de inglês como língua estrangeira. É certo que nem todas as pessoas tem afinidade com todas as áreas e que assim melhoraria bastante a absorção de conteúdos, mas ainda acredita-se que esse não é o melhor projeto para o futuro do país (Por quê? Discuta isso no seu texto).

Essa medida é benéfica (Vírgula) tendo em vista que está muito elevado os índicies de criminalidade envolvendo jovens e adolescentes, e com ela seria possível uma melhoria, uma vez que após o ensino médio seria mais fácil conseguir um emprego, já que estariam capacitados. Mas (Vírgula) atualmente (Vírgula)  grande parte dos jovens não passam de simples ignorantes (Cuidado ao afirmar isso. Reformule essa ideia), iriam buscar o caminho, o mais “tranquilo”, e assim ficar sem conhecer algumas partes da história, coisas fundamentais, como antepassados, o próprio corpo humano, citações interessantes, e não menos importantes, (Ponto final) a extinção da obrigatoriedade da educação física, (Sem vírgula) aumentaria os índicies da população obesa, pois muitos jovens só fazem exercícios na escola atualmente (Como asssim? Cuidado ao afirmar isso. Reformule essa ideia).

Tendo em vista todos esses fatos, é necessário que os jovens tenham uma base para que façam escolhas corretas caso essa medida venha mesmo a ser colocada em vigor, (Ponto final) sendo assim (Vírgula) seria necessário contato com palestras, pessoas já especializadas em determinadas áreas, contato com vídeos que pessoas que moram em lugares que já tem esse método de ensino como (Vírgula) por exemplo(Vírgula) a Finlândia. Além disso, é necessária uma atenção do governo para com seus projetos, pois não adianta ter tudo arquitetado se não for possível, caso seja aprovado, colocar tudo em prática.




 

Comentários do corretor


Há marcas de oralidade no seu texto. 

As ideias do seu texto estão limitadas ao senso comum. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coestão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema, pois as suas colocações estão confusas. 

Observe que há alguns erros gramaticais no seu texto. 

Apresente uma proposta de intervenção.

Continue exercendo a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200