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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 21/03/2017

Status:

Corrigida
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(1) A reforma do ensino médio é uma solução para a crítica situação (Fale mais sobre essa situação crítica) da educação no Brasil. Essa reforma tem como objetivo atrair mais jovens para a escola e melhorar a qualidade de ensino do país (De que maneira?), que ultimamente está em alerta com o número de jovens que não estudam nem trabalham.

Os jovens têm muitas incertezas de qual (sobre qual) caminho seguir em sua jornada profissional (Por quê? Exemplifique). Com o novo ensino médio essas preocupações(Quais preocupações?) irão acabar, os estudantes poderão optar pelo ensino técnico para facilitar a decisão de qual área específica no mercado de trabalho seguir, e com isso poderão conseguir uma oportunidade de emprego mais fácil, após o término dos estudos.

Essa nova proposta de ensino anunciada pelo Ministério da Educação foi baseada nas escolas de países que tratam a educação como prioridade. A Coreia do Sul, França, Inglaterra, Portugal e Austrália são alguns exemplos de que essa reforma tem que acontecer (Por que esses países são exemplos? Desenvolva isso no seu texto) e rápido, pois o ensino médio do Brasil está ruim e defasado (Redundância) e não pode continuar. (Discussão limitada; reelabore)

(2) O novo ensino médio pode mudar a situação das escolas públicas do Brasil, são inúmeros os benefícios dessa reforma para a juventude brasileira. Ultimamente, a qualidade da educação no Brasil é precária e a reforma pode ser uma solução de melhorar o ensino e assim o Brasil possa avançar mais e mais na educação (Veja alguns elementos coesivos que podem melhorar a coerência no seu texto).

Comentários do corretor


(1) Apresenta tese, mas não desenvolve a introdução de forma satisfatória.

(2) Reveja o modo de desenvolver a conclusão; não apresenta proposta.

Há ideias importantes no texto, no entanto, elas precisam ser desenvolvidas.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200