- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 19/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro ''O Ateneu'', o escritor Raul Pompeia faz um retrato de um colégio interno que apresenta ótimas condições materiais e educacionais de estudo (Que condições são essas? Exemplifique). É inegável que na sociedade brasileira o colégio descrito pelo escritor naturalista está muito longe de ser projetado, sendo que a nova reforma do ensino médio acaba sendo um empecilho maior a esse feito, pois antes da reforma da grade escola (escolar), é preciso melhorias tanto na área material, quanto relacionado a boas condições salariais dos docentes.

Ademais, nos países industrializados que implantaram a reforma no ensino médio, como os Estados Unidos, Japão e Finlândia, os primeiros projetos realizados foram em melhoria salarial e, posteriormente, nas estruturas e grades escolares. Haja vista, essa nova reforma é um problema que causaria um impacto grande no país (Por quê? Exemplifique), já que as escolas públicas não tem uma planificação escolar (Fale mais sobre essa planificação escolar), tornando o ensino melhor nas capitais dos estados brasileiros em vista do interior.

Consequentemente, os alunos não só de rede pública do ensino brasileiro, mas também do ensino privado serão afetados com esta reforma (Por que eles serão afetados? Explique). É notório que a pressão social exerce uma grande influência nas formações individuais, sendo a carreia profissional uma decisão que deve ser tomada no último ano escolar. Logo, com esta nova reforma  os alunos terão que fazer a escolha profissional no primeiro ano do ensino médio, para que o segundo e terceiro grau seja direcionado a tal área escolhida, uma decisão que ao ser tomada de modo indevido influenciaria toda uma vida. Assim, tal reforma exercerá mais pressão sobre a sociedade e tornarão tornará os laços dos alunos, em relação a (à) escola, mais frágeis. (Utilize outros pronomes relativos para evitar o queísmo)

Portanto, é dever do Governo (Vírgula) antes de colocar essa reforma em prática, melhorar as condições materiais da escola e a renumeração dos docentes, para que as aulas sejam planificadas e de bom rendimento aos alunos. Além disso, é dever dos meios de comunicações em (de) massa, como a rádio, televisão e internet, informar a população com transparência das consequências que essa reforma trará ao corpo social. Por fim, cabe as escolas e professores, por meio de oficinas com a temática "nova reforma escolar", mostrar aos alunos que tal reformar implicara implicará mudanças na sua vida social, escolar e acadêmica.

Comentários do corretor


O texto é bem desenvolvido, pois apresenta argumentos, tese e proposta de intervenção. No entanto, é importante exemplificar mais para que o seu ponto de vista seja bem sustentado.

Continue exercitando a sua escrita.  


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200