Visando atrair um maior número de jovens para as escolas, a Medida Provisória tem o intuito de que os alunos das da redes rede públicas pública de ensino não só tenham uma base interdisciplinar, como uma formação técnica e profissional, durante e no final de todo o seu ensino médio. (Apresente fatos e elabore a tese)
De início, a teoria parece ser tão inovadora quanto compacta. A BNNC ( Base Nacional Comum Curricular),(Sem vírgula) pretende apenas contar português, matemática e inglês, como matérias obrigatórias para os estudantes, sendo que,(Sem vírgula) as outras 10,(Sem vírgula) fica a critério do aluno. Como também nos estágios e no Menor Aprendiz cobram notas apenas da língua portuguesa e matemática aos descentes (Problema de coesão e coerência). A questão é que boa parte estudantil que, estuda e trabalham ou não, deixarão de aprofundar nas disciplinas facultativas, essas mesmas que serão cobradas em concursos, vestibulares mais tarde, enquanto escolas privadas mantêm com a mesmas grade de ensino englobando todas os matérias de humanas, exatas e de linguagens.
Contudo, a proposta do Ministério da Educação, (Sem vírgula) será um mecanismo retardatário, pois além de cobrar mais dos educandos da rede de ensino público, fará com que, (Sem vírgula) sejam mais desleixados e seu aprendizado vasto (Como assim? Reformule essa afirmação). É preciso um novo caminho e novas hipóteses para a reforma do Ensino Médio (Quais?), e claro, buscar as sugestões dos próprios alunos, professores e pais. O ensino precisa sim,(Sem vírgula) de uma melhora o quanto mais rápido possível, e não de uma ''maquiagem''. (Parágrafo sem coerência)
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Reveja coesão e coerência, uso da vírgula e pronomes relativos.
Evite o queísmo.
O texto apresenta discussões pertinentes ao tema, mas são pouco exploradas. Procure exemplificar, relacionar com outras áreas, citar outros posicionamentos, para que você consiga estruturar e sustentar os seus argumentos.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |