Mais estudo é mais conteúdo? - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 15/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

(1)Reformar o ensino sem reformar a educação é uma atitude questionável. Mudanças estão sendo feitas (Dê exemplos), e de fato o ensino precisa de alterações, mas seria o ensino médio o único fator que precisa ser mudado?

É visível, em todo o país, que a educação está precária e decaindo cada dia mais (Desenvolva melhor essa ideia). Algumas das mudanças são ótimas, como, por exemplo, a divisão das matérias pela área correspondente, como: ciências humanas, (Sem vírgula) e ciências exatas; (Ponto final)  O aluno poder se focar nas que tem mais aptidão. (Argumentação limitada. Faz-se necessário desenvolver mais as suas ideias)

Porém, aumentar o tempo de estudos do aluno, (Sem vírgula) sem um objetivo claro (Cuidado com algumas afirmações. Reveja essa ideia e a reelabore)  é usar o seu tempo sem agregar valor. Transformar oitocentas horas de aulas em mil horas, sem ver o que está sendo de fato ensinado e sem motivar os seus professores é totalmente desproporcional. Teremos alunos cansados e professores mais ainda. (Como assim?)

Essa reforma visa em usar o tempo de alunos e professores, sem melhorar a sua produtividade , Sem (Letra minúscula) o devido cuidado (Ponto final)  ao que Isso  fará com esse tempo, pode-se ter o efeito contrário (Que efeito contrário?), e desmotivar ainda mais o ensino.

É criar uma trilha turva e confusa de mil e duzentas horas, ao invés,(Sem vírgula)  de se concentrar em criar uma que seria clara e objetiva de seiscentas horas. Mudanças precisam ser feitas(Que mudanças precisam ser feitas?), mas também, (Sem vírgula)precisam ser devidamente planejadas e discutidas.

É necessário que haja mais motivação e empenho na educação do que no tempo de estudo (Como assim? Não ficou claro). Melhorar a qualidade de trabalho dos educadores e o ambiente dos alunos; (Vírgula) Visar (Letra minúscula) em planos de estudos mais elaborados (Vírgula) e garantir a formação de um cidadão, (Sem vírgula) não somente do ensino médio. Ignorar todo o ensino fundamental e os próprios educadores quando se quer uma mudança no ensino é um erro. Deve-se melhorar o ensino ao todo, não apenas o ensino médio. Professores mais instruídos e empenhados garantiria melhor desenvolvimento e educação do quê quaisquer horas adicionais de estudo. Vale-se mais a pena garantir a eficiência do que o tempo. A ideia de ter mais tempo para estudar menos, é um regresso para a própria educação.

Comentários do corretor


(1) Como assim? Reflita e reelabore essa afirmação. 

Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Apresente fatos na elaboração da sua introdução.

Há problemas na contrução de sentido. Estude coesão e coerência, uso da vírgula, concordância verbal e nominal e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Tome cuidado com algumas afirmações que você faz no seu texto. 

Faça um projeto de texto.

Discussões pouco pertinentes ao tema. Procure mais informações sobre a proposta do ensino médio e reelabore a sua linha de argumentação, pois ela está limitada ao senso comum.

Continue exercitando a sua escrita.  


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200