Reforma do ensino médio : um processo lento e gradual. - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
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(1) Embora apresente significativos destaques no cenário geopolítico internacional - configurando-se como um expressivo exportador de commodities - o Brasil apresenta um sistema educacional caótico e defasado, em que um considerável número de alunos não se interessa interessam em se fixar no meio escolar (Por quê? Exemplifique). Nesse âmbito (Qual?), muito se discute no círculo social a respeito da reforma do ensino médio como uma tentativa emergencial de elevar a educação nacional por intermédio de mudanças na grade curricular dos estudantes.



A priori, o Brasil é uma nação que, historicamente, valorizou o materialismo econômico em detrimento do conhecimento intelectual. Como exemplo disso, ao desembarcar no território recém descoberto, o europeu colonizador procurou satisfazer unicamente as necessidades econômicas da metrópole portuguesa. Desse modo, não houve uma preocupação em formar o cidadão para a vida culta e intelectual, visto que a sociedade brasileira sempre esteve voltada para o processo de acúmulo de riquezas como um meio necessário ao desenvolvimento social, moral e financeiro. (Desenvolva esa ideia com mais clareza; explique como isso influencia isso atualmente)



Dessa forma, é importante destacar que a reforma do ensino médio deve ser realizada, porquanto a esfera educacional necessita de uma infraestrutura escolar de qualidade (Cite exemplos do que seria ideal). No entanto, vale ressaltar que esse processo deve ocorrer de forma lenta e gradual , levando em consideração as circunstâncias históricas e culturais da educação brasileira (Exemplifique). Nesse sentido, é mister que a esfera governamental possa promover um maior envolvimento da comunidade (Vírgula) no que diz respeito a reformulação do ensino médio. Através  Por meio de plebiscitos e consultas públicas virtuais, o cidadão poderá opinar sobre as as decisões que envolvam o seio escolar fomentando, desse modo, uma maior democratização das ações governamentais mediante a opinião pública.

Destarte, segundo o filósofo Rousseau, a educação se apresenta como elemento imprescindível no desenvolvimento do jovem cidadão. Dessa maneira, no intuito de promover mudanças benéficas no cenário educacional, é mister que os setores midiáticos possam agir no sentido de informatizar informar a população sobre os desafios enfrentados pela educação e suas possíveis mudanças no contexto atual, por intermédio de debates televisivos e documentários dotados de imparcialidade. Por fim, a esfera social - por meio das Ong's e secretarias - deve incentivar os jovens a lutar pelos seus direitos na esfera educacional e política brasileira, através por meio de palestras ministradas por sociólogos e debates ativos no seio escolar (Vírgula) o cidadão será impulsionado a questionar sobre as transformações ocorridas no ambiente escolar e suas implicações para o seio coletivo.

Comentários do corretor


(1) Não apresenta tese.

O texto apresenta argumentos pertinentes ao tema, no entanto, estão limitados. 

Houve um problema na construção de sentido no segundo parágrafo. Faça um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação e estude coesão e coerência. 

Há alguns problemas gramaticais.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200