A reforma do progresso ou engessamento? - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 14/03/2017

Status:

Corrigida
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O ato de reformar traz consigo muitas inovações e melhorias para pequenos grupos e até populações inteiras (Que tiipo de melhorias?), mas nem sempre isso ocorre, devido às as estruturas nas quais os supostos avanços estão inseridos. Nos últimos meses, o Brasil tomou ciência da reforma ao ensino médio o que motiva muitos debates (Cuidado ao fazer algumas afirmações). Seria um avanço ou engessamento à educação?



Protestos e opiniões de populares e de especialistas a respeito da mudança ao ensino (Vírgula) norteiam o mar midiático, pois estes opinadores temem que a flexibilidade da grade curricular leve ao empobrecimento do direito à aprendizagem. A reforma prevê um aumento de carga horária para 1400 h hrs anuais, das quais 60% será  para conteúdos estabelecidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os outros 40% optativos, fazendo o aluno protagonista da sua vida escolar. (Apresente, com clareza, o seu ponto de vista; desenvolvimento limitado)



Além disso, o aluno terá a opção do ensino técnico ministrado por professores com notório (Vírgula) saber e não estritamente aos formados na área, como também, (Sem vírgula) a instrução nas matérias obrigatórias: Português, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Sociologia e Filosofia. A medida provisória aprovada no senado (Vírgula)  e sancionada pelo presidente (Vírgula)  não foi resultado da opinião de educadores, pais e alunos, havendo a falta de diálogo prévio com a realidade educacional. (Problema na construção de sentido)



Em virtude da reforma ao  do ensino médio, há o temor de aumento em mensalidades de colégios particulares fazendo muitos alunos migrarem para escolas públicas causando uma superlotação (Reflita sobre essa colocação). Outra apreensão se fixa na dúvida de muitos estudantes que ainda não sabem qual curso fazer na faculdade e até mesmo aos que desejam cursos multifacetados e precisam de mais de um itinerário formativo definido pela BNCC. 



Segundo Aristóteles, a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces, (Ponto final) portanto, a partir dessa ideia (Vírgula) são necessárias mudanças, tais como,(Dois pontos) um melhor diálogo com quem lida com a educação na sua essência diária, se faz preciso a preparação ampla a fim de conhecer minimamente cada uma das disciplinas e estas essas não sejam engessadas,(Ponto final) após isso, o aluno escolheria seu itinerário formativo. Se fazem úteis melhorias nas escolas para abrigarem os alunos por todo este tempo, pois flexibilizar sem investir é o mesmo que excluir. (Problema na construção de sentido)

Comentários do corretor


As discussões estão limitadas ao senso comum.

Cuidado ao fazer algumas afirmações.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência. 

Observe alguns erros gramaticais em seu texto. 

Estude o uso da vírgula.

Busque sustentar seus argumetos a partir de fatos que pertencem a outras áreas do conhecimento.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200