Problemas da reforma do ensino médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 12/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Governo Federal procura (Vírgula) implanto ao ensino médio um conjunto de Medidas Provisórias (MP), para melhorar o índice de aprendizagem e diminuir a evasão escolar, (Ponto final) a possível solução trás traz vários problemas e dês da   desde sua divulgação, vem sendo motivo de protesto em todo o país. A educação é muito importante, mais mas nenhuma reforma marcante é colocada em pratica prática com pressa.

Medidas devem ser tomadas para melhorar a educação,(Ponto final) porém na Finlândia levou 10 anos para ser implantada desenvolvida uma mudança com esta  essa dimensão, porque exige um debate maior com professores e alunos (Ponto final) afinal (Vírgula) serão eles os beneficiados e a reforma do ensino médio não vai solucionar problemas como; (Dois pontos) falta de investimento publico elevados índices de repetência em regiões carente, falta de matérias, professores lesionando lecionando sem formação especificam específica e despreparados, baixa participação dos pais na vida escolar dos filhos e baixa remuneração paga aos os professores. (Como assim? As ideis estão confusas)

A nova mudança deixou milhões de jovens indignados em todo o Brasil (Por quê? Explique), motivando os protestos em busca dos seus direitos (Quais? Cite-os no texto), o aluno não terá mais as 13 disciplinas no currículo escolar do ensino médio, assim têm tem que optar por qual are área seguir ao ingressar no primeiro ano, porém muitos chegam ao terceiro sem conseguir escolher o que querem fazer. E matérias importante como Física, Biologia e socióloga Sociologia não será  serão obrigatórias (Vírgula) e ocuparam uma carga horária muito menor,(Ponto final) mas o principal propósito da educação não é esse (Como assim? Reformule essa ideia). Segundo o filosofa  filosófo Jean Piaget (Vírgula) “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fases coisas novas e não repetir o que as outras gerações fizeram’’.

Logo (Vírgula) devemos nos mobilizar para solucionar esta essa questão, é necessário que a educação cumpra seu papel; (Dois pontos) desenvolver o potencial do ser humano facilitando a socialização (Como assim? Desenvolva melhor essa ideia, pois ela está confusa). Deveria ser ensinados Português, Matemática, Biologia, Física e sociologia, porque engloba mais ares do conhecimento (Desenvolva), facilitando se o estudante resolver mudar (Confuso) sua área de atuação ao longo dos anos e é urgente aumenta aumentar o investimento na educação (Que tipo de investimento?Cite no texto) para melhorar a qualidade do ensino (Vírgula) facilitando a aprendizagem e auxilia  auxiliar a passagem do conhecimento pelos professores.

Comentários do corretor


Cuidado com as marcas de oralidade no seu texto. 

Discussões limitadas.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso ajudará na progressão de sentido do seu texto. Estude coesão e coerência. 

Lembre-se de que Português e Matemática farão parte do núcleo obrigatório. 

Há marcas de oralidade no texto. Evite-as. 

Não há proposta de intevenção. 

Apresenta alguns argumentos pertinentes ao tema, mas não são desenvolvidos de forma clara. Cuidado ao fazer algumas afirmações.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200