A educação na co t - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 11/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE





“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, assim disse Paulo Freire. A reforma do ensino médio foi um dos assuntos mais discutidos no final de 2016 (Explique o porquê de tanta repercussão), onde em que aconteceram protestos, greves e várias escolas foram invadidas (Cuidado com esse termo "invadir") e ocupadas por alunos.

 

 

 

 

Atualmente (Vírgula) na sociedade brasileira, mais de 1 milhão de jovens com 17 anos estão fora das escolas, (Sem vírgula) outros 1,7 milhões não estudam e nem trabalham. Esse é um número bem considerável e que deve ser reduzido imediatamente. (Desenvolva as ideias que foram expostas nesse parágrafo, pois elas estão limitadas a exposição de fatos)

 

 

 

 

 

 

 

 

Como foi dito acima pelas palavras (Vírgula) segundo  de Paulo Freire, deve-se criar possibilidades para a própria produção ou construção, essa possiblidade seria à à reforma, (Sem vírgula) e a produção ou construção se referem à educação brasileira (Problema na construção de sentido desse período). Essa proposta irá ajudar também na inserção dos estudantes ao mercado de trabalho (Explique o porquê).

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos acham que o estudo é algo desnecessário e sem importância alguma, muito pelo contrário, na contemporaneidade tudo depende de uma boa educação, e de agora em diante será assim. (Problema na construção de sentido)

 

 

 

 

 

 

 

 

“As crianças de hoje, serão exatamente no futuro aquilo que estão aprendendo no presente, com os adultos com quem vive”, Antônio E F Pacífico. Nossa educação deve ser exatamente como as palavras da frase, a reforma do ensino médio não é um problema, ela será a solução para nós brasileiros (Explique o porquê diss pois essa ideia não está clara em seu texto).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Não compreende a estutura do texto dissertativo-argumentativo.

O texto não apresenta tese. 

Há problemas na construção de sentido no texto. Estude coesão e coerência.

Observe que o título está incompleto.

Estude como desenvolver um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Recomendo que faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200