Mudanças no Ensino Médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 10/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente (Vírgula) foi sancionada pelo presidente Michel Temer uma medida provisória que visa a reforma do ensino médio. Essa reforma amplia a carga horária de ensino e divide os conteúdos em 5 itinerários formativos, que são eles: ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e formação técnica e profissional.

Dessa forma, a medida confere aos jovens a possibilidade de escolher qual percurso seguir. Todavia, essa escolha abrangerá apenas uma parte do conhecimento (Vírgula) já que a pessoa que decidir se aprofundar em ciências da natureza, por exemplo, não terá mais aulas de ciências humanas. Gerando, por conseqüência, uma educação incompleta. (Desenvolva as ideias expostas nesse parágrafo. Exemplifique)

Além disso, a maioria das escolas brasileiras não tem a estrutura necessária para a oferta das cinco opções e o aumento da carga horária, limitando, desse modo, a alternativa dos jovens de baixa renda, os quais serão obrigados a optar pela especificidade que estiver ao alcance. Situação que aumentará a desigualdade social. (Discussão limitada. Exponha mais o seu ponto de vista acerca do tema)

Diante dos fatos apresentados (Vírgula) pode-se observar que para uma reforma eficaz é necessária uma analise mais criteriosa sobre a medida, com atenção especial a seus pontos negativos (Cite-os). Ademais, é preciso disponibilizar as ferramentas para a oferta do ensino técnico (Que tipo de ferramenta? Deixe essa ideia clara em seu texto). Não há duvidas de que o ensino brasileiro urge por mudanças (Por quê? Explique), porém devem ser mudanças bem formuladas para que sejam eficientes. (Como seriam as mudanças bem formuladas? Fale sobre isso no seu texto)

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso ajudará na progressão de sentido do seu texto.

Estude coesão e coerência; uso da vírgula.

Desenvolva os fatos que foram apresentados na introdução.

Existem argumentos contraditórios em seu texto.

Continue exercitando a sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200