A importância da reforma do Ensino Médio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 07/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, alunos ainda apresentam baixo aprendizado em português e matemática e, internacionalmente, o país está entre os deficitários em ensino público (Cuidado ao fazer algumas afirmações). Logo, precisa haver mudanças e a reforma do Ensino Médio é crucial para isso, pois licencia uma metodologia flexível, optativa, profissional e educacional.

Com base nessas considerações, quando se discute a atual realidade da educação brasileira, constata-se deficiência em leitura e interpretação de texto, bem como estatísticas que mostram uma matemática insuficiente na formação do indivíduo (Explique o porquê disso estar acontecendo. Evidencie isso no seu texto). Assim, a proposta do Ministério da Educação vem como solução pedagógica para eliminar problemáticas como: evasão escolar, despreparo de professores (Reveja essa afirmação), excesso de conteúdos que não refletem um direcionamento acadêmico específico ou uma área laboral (Como assim?). Portanto, se há propostas há possibilidades de mudanças. Mas o que não pode é permanecer nesses resultados precários de ensino.

Outro ponto substancial e debatido pela filósofa Marilena Chauí em suas palestras, encontra-se intrinsecamente nas palavras do Sociólogo Pierre Bourdieu, cuja educação é uma questão de responsabilidade. Desta forma, a educação brasileira deve conduzir seus alunos a escolherem futuras áreas afins (Vírgula) desde as séries iniciais; (Vírgula) as quais viabilizem uma carreira técnica e especialista. E esse modelo de aprendizagem, sucinta (?) parâmetros adequados para introduzir ao indivíduo uma mentalidade independente, coletiva e, acima de tudo, ética (De que maneira? Deixe esse posicionamento evidente em seu texto).

Em última análise, esta reforma recai, principalmente, nas deficiências educacionais atuais (Quais?) e acrescenta o ensino técnico como ressalva ao mercado de trabalho ao jovem. Para tanto, quando se propõe remodelações desse gênero, uma discussão pública precisa ganhar espaço.(Vírgula) Porque a informação necessita ser clara e objetiva à a população. Além disso, embora haja contrapontos, tais argumentos reservam-se ao retrocesso; (Ponto final) ademais o Brasil carece de transição, seja na política, economia ou educação. Contudo (Vírgula) a participação dos estados, municípios e poder federal, podem viabilizar acordos protocooperativos e, assim, construir pensamentos reflexivos com palestras constantes sobre o assunto junto à comunidade.


 

Comentários do corretor


Apresente mais fatos na sua introdução para não ficar limitado a descrição a proposta de reforma. 

Argumentação limitada.

Observe alguns erros gramaticais no seu texto.

Estude coesão e coerência. 

Cuidado ao fazer algumas afirmações.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200