- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 07/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando se pergunta a população brasileira qual o principal problema do Brasil em uma pesquisa de opinião, a maioria dos entrevistados indica indicam a precariedade do sistema de educação, afirmando que o mesmo não é capaz de preparar os jovens para a compreensão de textos simples, elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas. Tentando sanar este esse problema (Vírgula) o governo propôs um novo sistema (Fale sobre isso no seu texto), (Ponto final) entretanto, será que estas  essas mudanças podem modificar a situação do sistema de educação?.

A proposta feita pelo governo federal baseia-se nas seguintes diretrizes: o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração, matemática, português, ciências da natureza e humana e a formação técnica e um aumento de carga horária para as escolas(Ponto final)

Entretanto, uma pesquisa feita pela revista Época aponta que 65% dos alunos do quinto ano não conseguem reconhecer formas geométricas básicas, (Sem vírgula) e 60% não conseguem localizar informações explícitas em reportagens. Entre os alunos do nono ano (Vírgula) cerca de 90% não conseguem converter uma medida dada em metros para centímetros (Vírgula) e 88% não consegue apontar a ideia principal de uma crônica ou de um poema.

Não obstante, o loteamento das salas de aulas (Como assim?), o pouco investimento nos professores, baixos salários, altas cargas horárias, falta de mão de obra (?), a capacitação precária dos  tais (Vírgula) são fatores que influenciam no desenvolvimento dos alunos. De acordo com a Bernardete Gatti, pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas (FCC)," O MEC, ao invés de atacar o problema principal que é a de formação de professores, inventa mais uma moda". (Desenvolva mais essa ideia. Apresente o seu ponto de vista)

Contudo (Vírgula) as medidas tomadas pelo governo federal podem ser caracterizadas como insuficientes, pois, (Sem vírgula) não conseguem sanar os problemas que ocorrem na formação do aluno até o ensino médio (Vírgula) e muito menos valorizar a carreira do professor, através  por meio de melhores salários, melhores condições de trabalho, incentivos para quem conseguir alcançar metas no desempenho dentro de sala de aula. (O que poderia sanar os problemas? Deixe isso evidente no seu texto)

Comentários do corretor


Argumentação limitada a exposição de fatos. 

Observe alguns erros gramaticais no seu texto.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência.

Observe que existe problemas que dizem respeito a construção de sentido no seu texto.

Use fatos que não estejam restritos a apresentação da reforma, citações, argumentos de autoridade e etc. para sustentar o seu ponto de vista acerca do tema.

Observe alguns erros de concordância no seu texto.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200