- Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 07/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A reforma do ensino médio no país, visa de maneira geral (Vírgula) o melhoramento do desempenho do estudante nas matérias as quais ele mais se identifica, visando assim obter melhores índices educacionais no país, garantindo maiores propensões à  inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho tendo uma formação mais direcionada e especializada.

Ressaltando que a reforma do ensino médio é um conjunto de novas diretrizes, (Sem vírgula) que terão a função de alterar a distribuição das treze disciplinas, antigamente obrigatórias, ofertará em mais abundância o ensino técnico e incentiva o crescimento de instituições de ensino integral. Com essas medidas o aluno poderá focar seus estudos nas matérias que são realmente necessárias para sua aprovação e estadia no curso superior desejado por ele (Repense acerca dessa afirmação).

Vale-se destacar que a nova reforma do ensino médio não excluirá filosofia, sociologia, artes, educação física, português e matemática. Sessenta por cento da grade curricular do aluno será composta por tais matérias. Os outros quarenta por cento restantes serão definidos por matérias extracurriculares escolhidas pelos alunos. O inglês também recebeu sua devida importância (Por quê?) sendo considerado obrigatório nas escolas desde o sexto ano do fundamental.

Tendo como base todas essas informações (Vírgula) se faz faz-se necessário que o Governo, com a criação de palestras e cartilhas informativas, mostre a população todos os pontos positivos que a nova medida trará. A mídia se faz importante com a função da divulgação da reforma do ensino médio, deixando os brasileiros a par das novas mudanças. No âmbito escolar deve-se começar a mudança de forma sútil, acostumando os alunos as novas regras (Vírgula) assim que essas forem impostas. Com essas medidas podemos relembrar de Paulo Freire quando ele diz: “não há saber mais ou saber menos; há saberes diferentes”.
 

Comentários do corretor


Apresente fatos na sua introdução, pois a discussão está limitada. Elabore a tese.

Há problemas na construção de sentido em alguns períodos. Estude coesão e coerência.

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido no seu texto. 

Há poucos argumentos.

Observe alguns erros gramaticais. 

Não há um desenvolvimento claro da proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200