Brasil:Educação em declínio - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 06/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Relativo à reforma do ensino médio (Vírgula) é possível afirmar que, (Sem vírgula) pode ser uma possibilidade de atrair alunos às escolas, (Ponto final) se por um lado, (Sem vírgula) os estudantes já sairão capacitados para trabalhar, por outro, nada adianta ampliar a quantidade de horas sem qualidade de ensino.

Referente às escolas do novo ensino, os discentes terão disciplinas do Enem, e ainda tem o direito de escolher áreas do próprio gosto profissional através do ensino técnico. Porém a presidência está retirando matérias escolares (Quais matérias? Cite-as), sendo que devia aumentar, porquanto diminuem. (Discussão limitada)

Entretanto, com o aumento da carga horária, muitos alunos do ensino médio já sofrem com a má disponibilidade de ensino regular, fica ainda pior se aumentar para 7 horas por dia, haverá desentusiasmo deles (Desenvolva essa ideia), inclusive se retirar as aulas de educação física e artes, as quais os atraem,(Cuidado ao fazer generaliações) também deixarão as disciplinas de sociologia e filosofia optativas, a formação do senso crítico do cidadão ficará em xeque. (Há problemas na construção de sentido)

Percebemos, portanto, que a redução de disciplinas e o aumento da carga horária não farão (Essa ideia não está tão evidente no seu texto) o Brasil avançar na educação (Explique o porquê dessa afirmação), a qual depende de mais investimentos (Que tipo de investimento), especializações dos professores, mas também os pais devem orientar e apoiar os filhos a buscar conhecimento.
 

Comentários do corretor


Após o uso dos dois pontos utiliza-se letra minúscula. 

Não há tese.

Desenvolva a sua introdução com a exposição de fatos e articule para construir a sua linha de argumentação. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentindo do seu texxto. 

Estude coesão e coerência.

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200