Fale mas escute tembém - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 05/03/2017

Status:

Corrigida
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MEDIDAS AUTORITÁRIAS Medidas autoritárias. Essas medidas não passaram por uma AMPLA discussão entre os interessados, (Sem vírgula) alunos e professores e todos os demais profissionais da EDUCAÇÃO.

Estas Essas propostas são tendenciosas e foram feitas para evitar o pensamento crítico e livre (Por quê? Justifique). Física, Química, Biologia , Matemática caminham juntas o que adianta aumentar a carga horária e retirar as outras matérias (Problema na construção de sentido)? O ensino é complementar e não exclusivo. O Brasil precisa de uma reforma no ensino médio, mas está essa e medida provisória está longe disso.



Já era quase um consenso que uma reforma deveria ser feita o quanto antes no sistema educacional, mas programar uma mudança dessas por medida provisória, sem debates e a participação de quem trabalha com educação é ignorar a experiência, as reivindicações, as opiniões e outras contribuições de gente que dedica a vida à causa e que poderiam ajudar e muito o projeto. Fazer isso na canetada e sem diálogos com as partes envolvidas diretamente no processo (Vírgula) não parece uma é uma decisão democrática (Como assim? Ficou confuso).



Profissionais com notório saber? Quem estuda licenciatura sabe os conhecimentos implicados e necessários pra exercer atividade de professor. Dar aula é muito mais que possuir conhecimento técnico na área. Enquanto não houver valorização e qualificação dos professores (Vírgula) nenhuma reforma vai ser efetiva (Deixe o motivo evidente no seu texto). Um mestre insatisfeito não pode ensinar direito. Essa reforma mal elaborada (Explique o porquê dessa reforma ser mal elaborada) só conseguiu uma coisa (O que é coisa?) (Dois pontos), as revoltas dos estudantes que ocuparam escolas em todo o país, e os políticos ignoraram, como podem querer transformar algo sem dialogo diálogo?

É preciso criar um espaço para que todos os lados conversem entre si e sejam ouvidos. Contudo, o diálogo no Brasil tem se mostrado cada vez mais difícil, pois os ânimos estão inflamados, a situação política está delicada e muita gente não aceita nem compartilhar o mesmo espaço com pessoas de opiniões diferentes. Talvez não exista prova maior de amor ao nosso país do que deixar as nossas diferenças de lado para focarmos no objetivo comum, que é encontrar o caminho para o desenvolvimento educacional que o Brasil merece. Ás vezes a única coisa que precisamos fazer para mudar de verdade é ser educado e ouvir o outro. Dialogar é a melhor medida.
 

Comentários do corretor


"Fale, mas escute também"

Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Apresente fatos na sua introdução e formule a tese. 

Discussões limitadas ao senso comum.

Cuidado com o uso de primeira pessoa. 

Estude coesão, coerência e o uso da vírgula.

Apresente fatos que possam sustentar o seu ponto de vista. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200