Faça-se a luz! - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 05/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 


Reformar o ensino médio no Brasil é necessário, mas não do jeito que o governo quer impor, sem discutir com os mais interessados,(Dois pontos) docentes e discentes. A proposta não agrega nada de interessante que possa transformar o atual sistema educacional em para melhor. Pelo contrário (Vírgula) estar direcionando os estudantes de escola pública para o ensino técnico (Vírgula) e não para a universidade.



Retirar os direitos e incentivos dos professores também não ajuda nessa reforma (Quais? Cite-os no seu texto), (Ponto final) assim os melhores professores irão embora para o sistema privado, deixando as instituições públicas cada vez mais defasadas (Discussão limitada). Não é assim que se faz uma mudança tão importante na educação (Por quê?). Ela é o pilar mais importante de todas as sociedades no mundo. Educação primeiro! Educação não é despesa (Vírgula) é investimento. E o retorno é impagável! Só quem investe nela tem um país mais justo, prospero e soberano.



Quem deve ficar a frente desse projeto de transformação é um educador, e não um politico (Como assim? Cuidado ao fazer algumas afirmações). Os professores devem ser incentivados, valorizados e respeitados. Sem eles não existe educação. Quem tem que ser Ministro da educação é um professor e nunca um politico. É preciso pensar juntos para que essa reforma seja boa para todos. Assim, ganha a sociedade os educandos, os educadores, o governo e o país.



Logo, se essa reforma imposta pelos políticos será problema ou solução.(Sem ponto final, usa-se vírgula) Só quem pode dar essa resposta são os educadores! Por que não chamaram eles para desenvolver o projeto? O que dará certo na reforma é se os professores forem bem pagos, incentivados e valorizados. Pelo governo, pelos alunos e pela sociedade. Porque ensinar hoje em uma escola pública brasileira é um ato de coragem e de amor. Sem professor não há educação, civilização nem nação (Por quê?). Invistam no professor que a educação muda pra melhor. A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Aos corajosos professores brasileiros que mesmo diante das grandes dificuldades (Vírgula) nunca desistiram de ensinar toda honra e toda glória.
 

 

Comentários do corretor


"Faz-se a luz".

Reformule a sua introdução. Apresente outros fatos que direcionem o desenvolvimento do seu texto.

Observe alguns erros gramaticais.

O texto apresenta algumas frases clichês, piegas. Evite isso na construção da sua argumentação.

Não há proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200