A educação para todos os brasileiros - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 04/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muita polêmica e debate vem surgindo por meio do assunto sobre a reforma do ensino médio (Por quê?). Muitas pessoas acreditam que isso vem sendo um problema e outras acreditam que seja uma solução para a educação do nosso país.

Hoje em dia, (Sem vírgula) muitos jovens se encontram fora de suas escolas (Por quê? Explique), principalmente mais de 1 milhão de alunos com 17 anos, que já estariam cursando seu último ano de ensino médio (Vírgula) e quase 2 milhões de jovens não estudam e nem trabalham, (Ponto final)o Ideb também mostra a atual defasagem do ensino médio brasileiro que realmente se encontra estagnado (Desenvolva essa ideia). O Ministério da Educação (MEC) propôs vigorar algumas disciplinas para o próximo ano, que abrange quatro grandes áreas do conhecimento que serão integradas em ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. A proposta dessas mudanças também tem em vista algumas escolhas dos próprios alunos, pois assim poderão ser escolhidas disciplinas que pretendem adquirir mais aperfeiçoamento para poder desfrutar diretamente em sua futura carreira profissional. (Discussão limitada ao que propõe a reforma. Não relaciona a outros fatos)

Muitos especialistas criticam a proposta e sugerem a criação de um debate na sociedade para aperfeiçoar o projeto (Vírgula) e discutirem sobre a precariedade que vem sendo a educação em nosso país e assim pretendem chegar à  um acordo com a sociedade sobre o melhor ensino a ser escolhido (Vírgula) para que os índices de brasileiros sem escolaridade ou com esta mas, incompleta venha à a decrescer nos próximos anos (Vírgula) tendo em vista as novas propostas sendo colocadas em prática ou não.

A Reforma do ensino médio também é uma grande geradora de oportunidades para os brasileiros (Por quê?), e principalmente para os mais pobres, pois a inserção no mercado de trabalho seria maior, tendo assim também outro ponto positivo que é a escolha do estudante para sua trajetória de ensino, tendo em vista uma tentativa para melhorar o ensino médio, (Ponto final) tudo isso pode se descrever como aspectos positivos em nossa sociedade e que trariam cada vez mais possibilidades para a educação, pois, como diria o filósofo brasileiro Paulo Freire, (Dois pontos) "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
 

Comentários do corretor


Apresente fatos que direcionem o desenvolvimento da sua argumentação no texto.

Não há tese.

Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Problemas na construção de sentido. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200