Laranja mecânica e a reforma brasileira - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 04/03/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No romance "Laranja mecânica" (Vírgula) de Anthony Burgess, o protagonista da trama - Alex - é submetido a um processo de "reeducação" social de forma massiva, despótica e desprovida de um real ensino. Tal conjuntura, embora fictícia, também pode ser notada no atual modelo de ensino médio no Brasil (Notado de que maneira? Deixe isso claro no seu texto. Exemplifique). Desse modo, a proposta de mudanças nas diretrizes desse nível escolar é salutar e necessária. 

A reforma do ensino médio no Brasil é positiva, pois proporcioná aos jovens vantagens como a escolha de sua trajetória de formação, maior compatibilidade com os assuntos estudados e qualificação profissional. A atual grade curricular brasileira mostra-se defasada e gera um "confronto" de gerações: encontram-se nas salas de aulas professores do século XX ensinando conteúdos fomentados no século XIX e alunos do século XXI tentando assimilá-los de forma improdutiva (Como assim?). Tal contraste é um dos fatores que levam mais de 1 milhão de jovens de 17 anos não terminarem o 3° ano do ensino médio (Reflita sobre essa afirmação. Esse realmente seria o motivo?)

 

 

 

 

 

 

 

 

Convém lembrar, (Sem vírgula) ainda, que a mudança no nível médio oferecerá uma inserção social mais acentuada aos mais pobres. Com a formação técnica o estudante poderá ser inserido no mercado de trabalho e mudar sua situação social, além de contribuir financeiramente para o seu país. Soma-se  a tais vantagens o poder de decisão do estudante em escolher sua trajetória acadêmica, focando nos assuntos que lhe são mais convenientes. Todavia, ainda é necessário um tempo de adaptação das escolas a essas mudanças, uma vez que isso demandará altos custos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabe ao terceiro setor - composto por associações que buscam se organizar para conseguir melhorias na sociedade - informar e mobilizar, por meio de mais palestras e grupos de discussão, as famílias de todo o Brasil sobre a importância da reforma do ensino médio. Por fim, o Governo Federal deve solidificar os investimentos na educação técnica e expandir o número de instituição federais que, de certa forma, já vivenciam parte dessa mudança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Apresente fatos que direcionem o desenvolvimento da sua argumentação.

Estude coesão e coerência.

Observe que há alguns erros gramaticais no seu texto. Evite-os. 

As discussões são pertinentes ao tema, mas limitadas. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200