Atualmente muiblocoto se tem discutido a respeito do mosquito Aedes Aegypt, o transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela urbana, [sem vírgula] e o causador de recentes epidemias preocupantes. Segundo o Ministério da Saúde [vírgula] só as três primeiras doenças somaram 1,88 milhão de casos em 2016. Medidas já foram tomadas, entretanto, seu combate é um impasse complicado de ser resolvido.
O mosquito tem condições propícias a sua sobrevivência, o clima tropical quente e chuvoso junto com o aquecimento global facilita e acelera sua reprodução. Dessa forma, torna-se inviável erradicá-lo, sendo possível apenas reduzir sua quantidade. O governo, embora planeje [vírgula] acaba deixando de executar seus planos, assim, não colabora para minimizar o transtorno.
Ademais, apresenta alta variabilidade genética [vírgula] o que contribui para sua adaptação a fatores incomuns, [ponto final] ele próprio muda sua estrutura biológica para viver de acordo com circunstâncias que o proporcionam, hoje já se prolifera em menos água, mesmo suja [vírgula] e pica até a noite. Decorrente dessa inconstância passou a ter capacidade de se reproduzir no inverno, ainda que em menor grau, reforçando que deve ser eliminado o ano todo, não somente em períodos de chuva ou quando a situação for caótica.
Portanto, se há tantas contrariedades para solucionar o problema, são necessários métodos diferentes e mais rigorosos. O governo deve disponibilizar verbas para a criação de mosquitos transgênicos, em laboratório, por pesquisadores, desse modo, ao serem soltos na natureza e se acasalarem com as fêmeas [vírgula] não gerarão filhotes resistentes. [vírgula] Bem como, [sem vírgula] direcionar agentes a passarem em residências multando ao encontrar criadouros,[ponto] talvez com a perda financeira [vírgula] a população se conscientize para que mais tarde não seja prejudicada [vírgula] sofrendo com novas epidemias.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |