O combate ao Aedes Aegypt não está tendo o resultado esperado no Brasil por falta de colaboração da população. Esse mosquito é um problema de todos, e não só do governo. Não é possível que ele seja mais forte e mais inteligente do que o povo brasileiro. O desleixo e o descaso da nação brasileira com o lixo só ajudam a fortalecer esse inimigo quase invisível.
As pessoas já sabem que os danos causados por ele é muito grande [são muito grandes] e [vírgula] em vários casos [vírgula] irreversível [irreversíveis]. Pessoas morrendo e outras sequeladas para o resto da vida. Cientistas brasileiros da Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz) afirmam que esse mosquito é mais devastador do que se pensava, e mesmo assim a população continua a ignorar seu poder de destruição no organismo humano.
O governo vem fazendo sua parte com informação em vários veículos de informação, escolas e associação de moradores, limpando canais, fornecendo repentes [repelentes] para mulheres gravidas [grávidas] e vacinando parte da população mais vulnerável [vírgula] que são as gravidas, idosos e crianças, além de transmitir todas as doenças já conhecidas, como Dengue, Chikungunya e Zika, agora ele também transmite a Febre Amarela.
Quando esse mosquito apareceu, só transmitia a Dengue, hoje ele é um inimigo biológico cheio de vírus perigosos e é melhor não brincar com ele. Para resolver esse problema [vírgula] o governo deve travar uma guerra contra o lixo em lugares inadequados, [sem vírgula] e punições severas para quem sujar as ruas, [ponto final] é preciso que todos se unam ao combate, [sem vírgula] para que esse visitante indesejado suma de nossas ruas, casas e vidas, para essas doenças voltarem ao catálogo de extintas para sempre. É melhor e mais inteligente agir na causa para que as consequências desapareçam. É preciso queimar a semente para que ele não cresça novamente.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). *O mosquito transmite febra amarela há algum tempo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |