Queimado a Semete - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 25/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O combate ao Aedes Aegypt não está tendo o resultado esperado no Brasil por falta de colaboração da população. Esse mosquito é um problema de todos, e não só do governo. Não é possível que ele seja mais forte e mais inteligente do que o povo brasileiro. O desleixo e o descaso da nação brasileira com o lixo só ajudam a fortalecer esse inimigo quase invisível.
As pessoas já sabem que os danos causados por ele é muito grande [são muito grandes] e [vírgula] em vários casos [vírgula] irreversível [irreversíveis]. Pessoas morrendo e outras sequeladas para o resto da vida. Cientistas brasileiros da Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz) afirmam que esse mosquito é mais devastador do que se pensava, e mesmo assim a população continua a ignorar seu poder de destruição no organismo humano.
O governo vem fazendo sua parte com informação em vários veículos de informação, escolas e associação de moradores, limpando canais, fornecendo repentes  [repelentes] para mulheres gravidas [grávidas] e vacinando parte da população mais vulnerável [vírgula] que são as gravidas, idosos e crianças, além de transmitir todas as doenças já conhecidas, como Dengue, Chikungunya e Zika, agora ele também transmite a Febre Amarela.
Quando esse mosquito apareceu, só transmitia a Dengue, hoje ele é um inimigo biológico cheio de vírus perigosos e é melhor não brincar com ele. Para resolver esse problema [vírgula] o governo deve travar uma guerra contra o lixo em lugares inadequados, [sem vírgula] e punições severas para quem sujar as ruas, [ponto final] é preciso que todos se unam ao combate, [sem vírgula] para que esse visitante indesejado suma de nossas ruas, casas e vidas, para essas doenças voltarem ao catálogo de extintas para sempre. É melhor e mais inteligente agir na causa para que as consequências desapareçam. É preciso queimar a semente para que ele não cresça novamente.

 

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas fez uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos para melhor explorar o recorte temático. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). *O mosquito transmite febra amarela há algum tempo.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200