Quem pe mais forte e mais inteligente? Um mosquito? Ou um homem? - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 24/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não está dando certo o combate ao Aedes Aegypt porque estão lutando contra a consequência, e não á [a] causa. Ora, o que causa ele? Como ele se prolifera? E nada! O povo mal educado continua jogando lixo em qualquer lugar [vírgula] assim [vírgula] cada vez mais o exercito [exército] dos mosquitos só cresce.

O governo brasileiro vem fazendo sua parte, mas a população insiste em seus hábitos errados [vírgula] colocando o lixo em qualquer lugar, poluindo rios, lagos, terrenos e [vírgula] principalmente [vírgula] o mar. Chegou a hora de assumir as consequências e rever os conceitos, bloquei [bloqueie] a causa que as consequências desaparecem.

Tem muita gente fazendo a sua parte e ajudando o meio ambiente. Mas as pessoas mais prejudicadas com essa epidemia são as que menos colaboram com a limpeza do ambiente.

Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio? Por que ainda temos que sofrer por nossa ignorância? Se todos sabem como devem agir e por que não o faz? Que tipo de rebelde sem causa e o descaso com a vida é esse?. Se ela é o bem mais precioso que possuímos. [vírgula] Sabe qual é o sentido da vida? É pra frente!

Logo, para que essa situação mude, e o combate seja capaz de evitar essa epidemia [vírgula] é preciso a colaboração de todos. É impossível que todos façam a coisa certa e o resultado seja errado. Ação, zelo, responsabilidade e comprometimento [vírgula] só assim acabarão com os mosquitos. Só com a união e ação conjunta acabaremos com a causa e todas suas consequências. Nunca se vence uma guerra lutando sozinho! E nessa guerra cada brasileiro é um guerreiro. Ou a gente acaba com ele, ou ele acaba com nós. Juntos somos mais inteligentes e mais fortes. Não criem mosquitos criem força.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema, mas se prende a achismos e colocações próprias da informalidade (destacadas em vermelho), sem respaldo e embasamento. Lembre-se de que não basta afirmar, para comprovar sua tese e persuadir seu interlocutor, é necessário desenvolver uma argumentação plaúsível sobre a questão. Não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200