Conscientização Transparente - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 24/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade atual mostra-se diariamente preocupada com os aspectos relacionados à qualidade de vida. Os empreendimentos estratégicos voltados para o combate às epidemias são evidentes. Todavia, faz-se necessário [necessária] a efetiva atuação consciente de todos.

O mosquito transmissor (Aedes Aegypt) das variadas doenças que estão assolando a sociedade [vírgula] não só do Brasil [vírgula] como também em outros países, evidencia a real preocupação em combate-lo. A mídia veicula todos os dias as mortes e sequelas ocasionadas pelo mosquito. Hospitais e postos de saúde abarrotados de pacientes infectados em condições precárias de atendimento - devido à superlotação dos leitos - notabiliza [notabilizam] a importância da atenção redobrada sobre os malefícios desse mosquito.

Nesse contexto [vírgula] é relevante a seriedade dos órgãos públicos, especificamente os da saúde. As investidas no combate são constantes. Entretanto, o fator primordial para a erradicação desse mau [mal], sem dúvida, é a colaboração eficiente da população. Nesse viés, é possível perceber o total descuidado [descuido] dos cidadãos em prevenir seus quintais do acúmulo de água parada, pratos que retém [retêm] líquidos das plantas etc. Logo, observa-se a atuação do Estado, porém uma sensível preocupação da sociedade, que acabam por ser as maiores atingidas [singular] devido [em virtude de]seus próprios descuidos.

Além disso, vale ressaltar os constantes avanços tecnológicos da medicina nesse combate. No entanto, sabe-se que a necessidade de resultados devem ser rápido [rápida], sobretudo, com eficácia instantânea. Porém, evidentemente [vírgula] tal anseio torna-se inviável devido a [à] real complexidade genética do mosquito.

Dessa forma, infere-se a relevância das ações realizadas pelo Estado. Entretanto, nota-se a total discrepância da sociedade em realizar suas tarefas básicas nesse combate. Por fim, depreende-se a necessidade de continuar havendo diligências nas residências - pelos agentes de endemias - a fim de incutir na consciência da comunidade a importância sobre os cuidados necessários no combate ao Aedes Aegypt. Afinal, como afirmou Platão, o importante não é viver, mas viver bem.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum e atenção às regras de uso dos sinais de pontuação.

 

Atenção ao número de linhas exigido pela proposta de redação!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200