O Aedes aegypt, [sem vírgula] é um mosquito que [vírgula] apesar de seu tamanho, ainda causa muitos problemas na vida das pessoas de um modo geral. Tratando-se [Em se tratando] da situação urbana atual, muito ainda há de ser melhorado nos métodos de controle da proliferação do mesmo [mosquito]. Apesar das tentativas que contribuem para uma redução desse, as consequências geradas pela picada do mosquito ainda assustam muito a população, como : a transmissão do Zika vírus, dengue [sem vírgula] entre outras enfermidades , que podem levar a [à]morte.
A batalha para o controle dessa praga, muitas vezes [vírgula] se torna [torna-se] insuficiente, já que é necessário [necessária] a contribuição [vírgula] além dos governantes, da população em evidencia como fica claro no caso do Brasil.Não adianta uma boa estratégia de revisão das casas com um agente de saúde, se o povo brasileiro insiste em manter água parada onde é possível encontrar larvas vivas prontas para reproduzirem-se, anulando o trabalho dos agentes.
Ainda se tratando do povo brasileiro, percebe-se que o popularmente conhecido por “mosquito da dengue [mosquito-da-dengue] ” acaba se tornando um tema banalizado [vírgula] pois a população ainda possui uma certa descrença do real perigo das doenças transmitidas pelo mosquito. Muitas pessoas veem as notícias no jornal, assistem [a] propagandas de conscientização, mas só acreditam quando alguém próximo é contaminado por uma das doenças transmitidas pelo contato com o tal inseto.
Portanto, percebe-se que as campanhas de conscientização, as visitas dos agentes eliminando focos, [sem vírgula] e as notícias expostas em jornais tornam-se insuficientes para uma erradicação das doenças causadas pelo Aedes Aegypt. Uma forma de, talvez [sem vírgula] tornar a população mais cooperativa no combate,[sem vírgula] seria a aplicação de multas pelos agentes na parte da população que insistisse em deixar água parada.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). O trecho destacado foi mal escrito e não faz sentido.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |