O Governo e a sociedade precisam se responsabilizar - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 22/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mosquito Aedes Aegypt vem sendo o tema de várias discussões no Brasil. A proliferação da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela tem deixado a sociedade amedrontada. Além disso, a relação entre um surto de microcefalia e o vírus Zika despertou a atenção de vários países. Historicamente, esse mesmo vetor e uma epidemia de Febre Amarela foram o pano de fundo da Revolta da Vacina no século XX. Hoje, apesar de esforços do Governo Federal, a problemática persiste. Então, o que não está dando certo no combate a esse dilema?

O clima tropical, marcante no território brasileiro, é propício à eclosão das larvas do mosquito. A falta de saneamento e o descarte inadequado do lixo também contribuem para a reprodução do mesmo [dele / do vetor]. Diante disso, o Estado propôs uma série de medidas e projetos para tentar acabar com o Aedes Aegypt; todavia, não as concretizou de forma integral e a população também cometeu erros.

Pesquisas revelam que as larvas do vetor da Dengue podem se desenvolver [desenvolver-se] até em água parada em pequenas embalagens. Consequentemente, a sociedade tem um papel marcante na prevenção contra esse problema. Mas, infelizmente, quantidades consideráveis de lixo são mal descartadas todos os dias nas ruas. A população em geral não evita, constantemente, o acúmulo de água parada em suas residências. Assim, uma sequência de fatores mantém o mosquito proliferando [ploriferando-se].

Portanto, o Governo Federal deve concretizar os seus projetos e não somente criá-los. O desenvolvimento de mais pesquisas voltadas ao combate do mosquito precisa ser feito. A iniciativa privada juntamente com [e as] as instituições federais poderiam promovê-lo. Já a sociedade necessita [de] supervisionar melhor e constantemente suas residências, [sem vírgula]  para [sem vírgula] com isso [sem vírgula] unir forças contra o Aedes Aegypt. Assim, a problemática poderia ser solucionada.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, fez considerações válidas sobre a questão e apresentou um bom nível de escrita. Procure apenas ir além do que todos dizem sobre a questão, apresentando uma linha argumentativa bem embasada.  Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200