Começa pela nação - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 21/02/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As doeças como Febre Zika, Febre Amarela, Chikungunya e Dengue, [vírgula] são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt [vírgula] mais conhecido como mosquito-da-dengue, vem [e vêm] sendo motivo de debate em várias partes do mundo e é uma causa que todos devem abraçar e adquirir os métodos e conhecimento para evitar este [esse] problema.

A população urbana vem crescendo cada vez mais de forma acelerada,e com isso, o clima tropical, chuvoso e quente é propício para obter focos de dengue, tornando-se [vírgula] assim, imbatível em nosso território, mas esse problema não é apenas nacional, a Austrália é um exemplo de que também vem padecendo com epidemias frequentes. Uma das soluções seria uma vacina específica para a dengue, mas enquanto não é realizada com êxito, o jeito é cada um se conscientizar para saber evitar o mosquito. No mundo teve [houve] apenas três ocasiões em que o mosquito foi erradicado, primeiro entre 1946 e 1970, em uma campanha continental das Américas, feita pelo Departamento Pan-Americano, na qual o Brasil e mais 18 nações estavam inclusos, em 1981, Cuba conseguiu conter o mosquito por intervenção militar vertical e com uso de pesticidas e o terceiro caso de sucesso foi na Cingapura. O mosquito Aedes Aegypt realmente é um dos grandes adversários da nossa nação, [sem vírgula] e é um problema em que todos nós estamos inclusos para podermos combater com êxito, pois é legitimamente uma verdadeira guerra biológica contra todos os problemas que o mosquito vem causando. Nosso governo também tem participação nessa causa contendo planos, agendas, normas e leis, mas que geralmente não são colocadas em prática como devem ser.

Com tudo isso [vírgula] podemos observar que toda solução começa por nós, podemos evitar todos esses problemas, cada um fazendo sua parte e seu papel de cidadão, como, [sem vírgula] manter limpo o ambiente em que vivemos, conservar as caxas d'água sempre limpas, recipientes de água para animais domésticos, usar repelentes e roupas que possam ajudar a proteger e deixar de ser mais um alvo para o mosquito, e o mais importante, o diálogo, sempre repassar para o próximo informações de como evitar todos esses problemas já citados. Enquanto ainda não recebemos outro tipo de solução, é melhor prevenir do que remediar.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão.   Todavia, procure ir além do que todos dizem sobre a questão, apresentando uma linha argumentativa bem embasada.  Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Evite períodos e parágrafos muito longos!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200