Três, dois, um... ação - Banco de redações


O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

Enviada em: 20/02/2017

Status:

Corrigida
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O Brasil vive a [à]mercê de planejamento e estratégias que tornam insustentável oferecer uma saúde digna para a população, permitindo que haja um crescimento nos casos de doenças derivados [derivadas] do mosquito Aedes Aegypt. Em vista disso, quais maneiras possibilitam melhorar o papel do combate ao mosquito partindo da ação individual do sujeito e da atuação da sociedade em forma coletiva?

A individualidade parte do princípio da alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro. Por esse motivo, lidar com a prevenção de doenças, como: a Zika, Febre Amarela e Chikungunya, deve ser a válvula de escape, antes que mais casos apareçam, e apenas surjam fórmulas hipotéticas de combate ao Aedes Aegypt, Nesse sentido, a busca por formas de prevenção dentro de casa, [sem vírgula] possibilitam [possibilita] melhorias no ambiente, propiciando uma mudança no ciclo biológico do mosquito, impedindo a propagação das doenças derivadas deste.

Todavia, as ações governamentais também precisam acontecer, partindo da ideia de parcerias com o Ministério do Meio Ambiente e da Saúde. Concomitantemente, esse elo permite estabelecer uma preocupação com a superpopulação que lota o nosso país, pois doenças antes expandidas nos meios rurais,  [sem vírgula] passam a habitar o meio urbano em consonância com a intensificação da urbanização.

Portanto, vale considerar que o combate ao Aedes Aegypt não ocorre de maneira totalitária, pois ainda o estímulo a [à] educação científica e a [à] formação crítica não são estimulados em grande parcela das escolas do nosso país. Lidar com formas de acometer o mosquito é também oferecer subsídios em pesquisas através [por meio]de intercâmbios oferecidos pelo governo, a fim de oferecer aos pesquisadores da área possibilidades e novos olhares para produção de opções de controle mais eficazes e permanentes contra o Aedes Aegypt.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

O trecho destacado não faz sentido!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200