O Brasil vive a [à]mercê de planejamento e estratégias que tornam insustentável oferecer uma saúde digna para a população, permitindo que haja um crescimento nos casos de doenças derivados [derivadas] do mosquito Aedes Aegypt. Em vista disso, quais maneiras possibilitam melhorar o papel do combate ao mosquito partindo da ação individual do sujeito e da atuação da sociedade em forma coletiva?
A individualidade parte do princípio da alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro. Por esse motivo, lidar com a prevenção de doenças, como: a Zika, Febre Amarela e Chikungunya, deve ser a válvula de escape, antes que mais casos apareçam, e apenas surjam fórmulas hipotéticas de combate ao Aedes Aegypt, Nesse sentido, a busca por formas de prevenção dentro de casa, [sem vírgula] possibilitam [possibilita] melhorias no ambiente, propiciando uma mudança no ciclo biológico do mosquito, impedindo a propagação das doenças derivadas deste.
Todavia, as ações governamentais também precisam acontecer, partindo da ideia de parcerias com o Ministério do Meio Ambiente e da Saúde. Concomitantemente, esse elo permite estabelecer uma preocupação com a superpopulação que lota o nosso país, pois doenças antes expandidas nos meios rurais, [sem vírgula] passam a habitar o meio urbano em consonância com a intensificação da urbanização.
Portanto, vale considerar que o combate ao Aedes Aegypt não ocorre de maneira totalitária, pois ainda o estímulo a [à] educação científica e a [à] formação crítica não são estimulados em grande parcela das escolas do nosso país. Lidar com formas de acometer o mosquito é também oferecer subsídios em pesquisas através [por meio]de intercâmbios oferecidos pelo governo, a fim de oferecer aos pesquisadores da área possibilidades e novos olhares para produção de opções de controle mais eficazes e permanentes contra o Aedes Aegypt.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levar fatos que comprovem suas colocações. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
O trecho destacado não faz sentido!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |